Pré-adolescentes: Igreja um lugar de comunhão
Lição 05: As
ordenanças para a Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem as dinâmicas “O Batismo” e “A Ceia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Batismo
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01
bacia pequena
01
boneco pequeno de plástico
-
Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem
as respostas.
-
Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os
tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados.
Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação:
Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o
batismo por imersão.
-
Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o
batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
-
Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da
água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: A Ceia
Objetivo:
Promover
momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das
finalidades da Santa Ceia.
01
Mesa
01
toalha para a mesa
Ramos
de trigo
Pães
de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante
ou suco de uva
Guardanapos
Copos
descartáveis
Procedimento:
-
Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao
redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
-
Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
-
Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão
entre todos os alunos da classe.
-
Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para
aguardar uma orientação.
Lembrem-se
de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
-
Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo
de refrigerante, falando uma mensagem.
-
Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas
diferentes.
-
Em seguida, eles podem se alimentar.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário