Adultos: E o Verbo se fez carne - Jesus sob o olhar do Apóstolo do Amor
Lição 03: A verdadeira adoração
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A verdadeira adoração, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o item I.2 da lição , utilizem a dinâmica “Uma água diferente”.
Utilizem
a dinâmica “Adoradores em Ação” para concluir o estudo sobre a
verdadeira adoração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma água
diferente
Objetivos:
Ilustrar o estudo sobre o que significa “Água da Vida”,
que Jesus ofereceu à mulher samaritana.
Enfatizar
que a redenção efetuada por Jesus, traz vida aos que estão mortos
espiritualmente.
01
garrafa com água para beber
Copos
descartáveis
Procedimento:
-
Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém
está com sede? Deseja beber água agora?
-
Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e
distribuam água para eles.
-
Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água
a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.
-
Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a
garrafa)
Aguardem
as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor
de limão etc.
-
Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água
que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água
que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.
-
Falem: O nome da água é a “Água da vida”, trazendo vida aos que estão mortos
espiritualmente, por meio da redenção por Cristo Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Adoradores em Ação
Objetivo: Finalizar o estudo sobre a adoração, com uma
atividade prática.
Bíblia
– Salmo 9
Quadro
branco, papel madeira ou cartolina
Marcador
de quadro branco ou pincel atômico
Procedimento:
-
Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
-
Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e
sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir
seu coração(V1)
Lembrar
do que Deus fez(V2)
Alegrar-se
e louvar (V2)
Reconhecer
que Deus nos defende(V 3 a 5)
Confiar
que temos refúgio em Deus(V9)
Expressar
confiança no Senhor(V 11)
Pedir
misericórdia a Deus(V 13)
Regozijar-se
na providência divina(V 14,16).
-
Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para louvar e
adorar a Deus?
-
Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor e adoração a Deus, com ajuda
dos alunos.
Utilizem
o quadro branco, papel madeira ou cartolina para que todos os alunos vejam as
expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
-
Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Assim
que possível, divulguem o salmo elaborado no WhatsApp da turma.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Olá, vamos ter um intensivo sobre EBD em nossa igreja e farei a parte de Didática. Seu site está no material como exemplo de site sobre dinâmicas. Deus abençoe!
Muito obrigada pela visita ao blog e por ter escolhido este blog para indicar para os professores no evento da EBD. Façam bom proveito.
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