RSS

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Adultos: E o Verbo se fez carne - Jesus sob o olhar do Apóstolo do Amor

Lição 03: A verdadeira adoração

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A verdadeira adoração, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o item I.2 da lição , utilizem a dinâmica “Uma água diferente”.

Utilizem a dinâmica “Adoradores em Ação” para concluir o estudo sobre a verdadeira adoração”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Uma água diferente

Objetivos:

Ilustrar  o estudo sobre o que significa “Água da Vida”, que Jesus ofereceu à mulher samaritana.

Enfatizar que a redenção efetuada por Jesus, traz vida aos que estão mortos espiritualmente.

Material:

01 garrafa com água para beber

Copos descartáveis

Procedimento:

- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:

Alguém está com sede? Deseja beber água agora?

- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.

- Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.

- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)

Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.

- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.

- Falem: O nome da água é a “Água da vida”, trazendo vida aos que estão mortos espiritualmente, por meio da redenção por Cristo Jesus.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: Adoradores em Ação

Objetivo:  Finalizar o estudo sobre a adoração, com uma atividade prática.

Material:

Bíblia – Salmo 9

Quadro branco, papel madeira ou cartolina

Marcador de quadro branco ou pincel atômico

Procedimento:

- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.

- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de adoração, como:

Abrir seu coração(V1)

Lembrar do que Deus fez(V2)

Alegrar-se e louvar (V2)

Reconhecer que Deus nos defende(V 3 a 5)

Confiar que temos refúgio em Deus(V9)

Expressar confiança no Senhor(V 11)

Pedir misericórdia a Deus(V 13)

Regozijar-se na providência divina(V 14,16).

- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para louvar e adorar a Deus?

- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor e adoração a Deus, com ajuda dos alunos.

Utilizem o quadro branco, papel madeira ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.

- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.

- Assim que possível, divulguem o salmo elaborado no WhatsApp da turma.

Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Christofer Freitas disse...

Olá, vamos ter um intensivo sobre EBD em nossa igreja e farei a parte de Didática. Seu site está no material como exemplo de site sobre dinâmicas. Deus abençoe!

Sulamita Macêdo disse...

Muito obrigada pela visita ao blog e por ter escolhido este blog para indicar para os professores no evento da EBD. Façam bom proveito.