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segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas

Lição 11: A carne e o espírito: a luta que existe em nós

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A carne e o espírito: a luta que existe em nós, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.  

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Campo de Batalha".

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Campo de Batalha

Objetivos:

Refletir sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.

Promover mudança de comportamento.

Material:

Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne) e recortadas separadamente.

01 lixeira

Figuras casa e uma pessoa

01 rolo de fita adesiva

Papel ofício cortado

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar as 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne e recortá-las separadamente.

No momento da aula:

- Leiam Gl 5. 17: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis”.

- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.

- Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito.

As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as palavras em lados contrários, representando oposição.

- Falem:  Para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de batalha. 

Emtão, leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.

- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.

- Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.

- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diarimente.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

- Coloquem em lugar visível as figuras da casa e da pessoa.

- Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.

- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes apontadas por eles, representando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.

- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.

Por Sulamita Macedo. 

Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia

Lição 11: O jovem rico: a proposta do reino de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: O jovem rico: a proposta do reino de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O que ainda me falta?”

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O que ainda me falta?

Objetivo: iniciar o estudo sobre o jovem rico, contextualizando com a vida dos alunos.

Material:

A Bíblia dos alunos

Procedimento:

- Organizem os num círculo.

- Peçam para que os alunos abram a Bíblia em Mateus 19. 16 a 23.

- Falem: Vou realizar uma leitura deste texto bíblico e vocês acompanham na Bíblia de vocês.

- Depois, proponham a seguinte atividade: fazer uma leitura com a representação dos 02 personagens da história – Jesus e o jovem rico.

- Então, perguntem quem deseja representar Jesus e o jovem rico, realizando a leitura.

É bom que os alunos se apresentem voluntarieamente, caso não apareçam, você vai indicá-los.

Obsevem que no texto há partes que não são dos personagens, mas do narrador. Você professor(a) vai ser o (a) narrador(a).

- Depois, eles vão fazer a leitura, observando o tempo de cada um falar.

- Em seguida, façam as seguintes indagações:

O que o jovem rico deseja saber e fazer?

O que ele já fazia?

O que Jesus disse para ele fazer?

- Para finalizar, perguntem: Vocês já conhecem como dever ser a caminhada na vida cristã. Mas, o que ainda lhe falta?

Por Sulamita Macedo. 

Adolescentes: Grandes Cartas para Nós

Lição 11: Vamos conhecer a 3ª carta de João

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Vamos conhecer a 3ª carta de João, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando

o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tema da lição,  apliquem a dinâmica “Bom testemunho”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Bom testemunho

Objetivos:

Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.

Enfatizar a importância do cristão ter bom testemunho.

Material:

03 copos transparentes com água

02 saquinhos com sal

01 colher de chá

01 colher de sopa de sal

Procedimento:

– Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.

– Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão realizar.

– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.

– Coloquem:

01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação 01);

01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);

01 colher de sal no último copo e misture( situação 03).

– Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?

– Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter percebido, a situação correta é a representada na situação 03.

– Questionem:

Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?

Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?

– Após os questionamentos, leiam:

“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13

“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34

Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.

Para isto, para ser sal da terra, o cristão deve apresentar bom testemunho.

Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito Santo

Liçã0 11: O Batismo no Espírito e o Testemunho da Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição:  O Batismo no Espírito e o Testemunho da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Testemunhando”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Testemunhando

Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar, testemunhando do que Cristo fez  por você e faz pela pessoas.

Material:

Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:

- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação, testemunhando do amor de Deus pelas pessoas.

- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

- Concluam, falando que devemos ser testemunhas,   evangelizando e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.

Por Sulamita Macedo.

Discipulando – 3º Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas

Lição 11: Relacionando-se com a igreja local

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com a igreja local, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Você faz parte!".

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Você faz parte!

Objetivos:

Refletir sobre a valorização pessoal.

Enfatizar a importância de  frequentar uma igreja local.

Material:

01 quebra-cabeça para cada grupo

Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.

Procedimento:

- Dividam os alunos em grupos.

- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.

- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.

- Depois, questionem:

Esta peça é importante para o quebra-cabeça?

Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?

- Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e para a igreja.

- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.

- Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização pessoal e a importância de estar participando de uma igreja local.

Por Sulamita Macedo. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições

Lição 10: A Expansão da Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Expansão da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Perseguição e expansão”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Perseguição e expansão

Objetivo:

Enfatizar que o revestimento do Espírito Santo confere poder para testemunhar do evangelho, promovendo a expansão da Igreja, mesmo diante das pressões externas contrárias as Evangelho.

Material:

Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande

Quadro branco ou cartolina

01 marcador para quadro branco ou pincel atômico

01 figura do globo terrestre

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Acabamos de estudar sobre a ação do Espírito Santo, no relato Lucano, no capítulo 8 do livro de Atos. Observamos que a expansão da igreja ocorreu movida pela perseguição.

- Fazendo uma pequena retrospectiva sobre a descida do Espírito Santo, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?

Espera-se que os alunos falem que eram quase 120 pessoas(Atos 1.15).

- Falem:

Estas quase 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).

Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas, e muitos outros, ao longo da história da igreja primitiva, também se somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim a Igreja foi aumentando.

Leiam, Atos 2. 37 a 41.

- Falem: No início da igreja eram quase 120, depois mais 3000 e eu(dizer seu nome) também faço parte dela, e ... (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).

- Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:

No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e...(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).

À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.

- Apresentem um globo terrestre ou uma figura dele, colocando no quadro.

- Falem, apontado para o globo: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem milhares fiéis em todo o mundo, devido a expansão do evangelho através da divulgação do evangelho.

- Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu devo cumprir o Ide de Jesus e falar da salvação, movido pelo Espírito Santo, mesmo diante das pressões externas contrárias ao evangelho.

Por Sulamita Macedo.

Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas

Lição 10: A Liberdade que Cristo nos deu

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Liberdade que Cristo nos deu, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  “Liberdade em Cristo”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Liberdade em Cristo

Objetivo:

Introduzir o tema da aula, promovendo entendimento sobre a liberdade em Cristo, sem as obras da Lei.

Material:

- Papéis pequenos com numeração 1, 2 e 3.

Observação: a quantidade vai depender do número de alunos

Procedimento:

- Observem a quantidade de alunos.

- Organizem os papéis com os números 1, 2 e 3 de forma sequenciada(1,2,3,1,2,3....) de acordo com a quantidade de alunos.

- Depois, entreguem para os alunos, nessa ordem.

- Falem: Vocês vão procurar pessoas que tenham o mesmo número que você para formar um grupo.

 - Quando os 03 grupos estiverem formados, deem as seguintes orientações:

Vamos iniciar a aula com uma atividade em grupo apenas do item I – A Circuncisão tem valor?:

O grupo 01 vai ler o subitem 1: Estejam firmes na liberdade

O grupo 02 vai ler o subitem 2: Não se coloquem debaixo da servidão

 O grupo 03 vai ler o subitem 3: Guardar a Lei obriga o crente a guardá-la toda

Vocês terão 15 minutos para a leitura.

Após a leitura os grupos vão discutir sobre o tema.

- Após a discussão dos grupos, perguntem:

Qual a ação de Paulo contra a atitude dos gálatas quanto a substituição do evangelho de Cristo pela guarda da Lei?

Aguardem as respostas.

Depois, continuem o estudo do tema.

Por Sulamita Macedo.