Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 12: O Caráter Missionário da Igreja de Jerusalém
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O Caráter Missionário
da Igreja de Jerusalém,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Não Deixe
a Bola Cair”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo:
Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de todos na obra
missionária.
Material:
01
bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.
-
Entreguem uma bola para cada aluno.
-
Peçam para encham, deem um nó.
-
Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e
não deixam que caiam.
-
Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que
ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.
-
Então, perguntem:
O
que significa a expressão “não deixar a bola cair”?
Espera-se
que os alunos falem sobre persistência, compromisso etc.
-
Continuem, perguntando:
Como
foi realizar a atividade com todos cooperando?
Os
que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por
poucos?
Os
que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores
estavam desistindo?
Como
ficam os missionários, se os que apoiam desistem?
Foram
enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo.
Cada um deve fazer sua parte. Aqui podemos fazer referência quanto a bola cheia
– o ato de soprar pode representar esforço, persistência em ações que
contribuam para as missões.
-
Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.
-
O que podemos constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar ou começar a
colaborar com a obra missionária, não deixando a bola cair!
Ideia
original desconhecida
Esta
versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário