Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 11: Uma
Igreja Hebreia na Casa de um Estrangeiro
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Uma Igreja Hebreia na
Casa de um Estrangeiro,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Salvação
para todos”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Salvação para todos
Objetivos:
Compreender
que a promessa de salvação é para todos, sem acepção de pessoas.
Refletir
sobre a importância de estar incluído na igreja e estar acessível a aceitar
outras pessoas.
Observação:
Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
1
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Sobrará sempre uma pessoa.
3
- Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
-
Como você se sentiu por não estar formando uma dupla?
-
É ruim não estar incluído?
4
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que
formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou
Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
-
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
-
Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla, ora ficar “excluído”.
-
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7
– Finalizem, enfatizando a importância:
-
Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.
-
Da Igreja agregar, aos já participantes,
outros que chegam para integrar o grupo, sem acepção de pessoas.
-
De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisam conviver juntos em unidade
e comunhão.
8
– Depois, leiam os versículos abaixo:
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
“E,
abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de
pessoas”(Atos 10:34).
9
– Depois, iniciem o estudo da lição, falando que é sobre a expansão do
evangelho que alcançou os gentios, o tema da aula de hoje.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário