Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito
Santo
Liçã0 12: Vivendo o Avivamento Espiritual
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Vivendo o Avivamento Espiritual, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Avivamento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Avivamento
Objetivo: Refletir
sobre a necessidade de avivamento atual.
01
folha de papel ofício para cada aluno.
01
caneta para cada aluno
01
cartaz com o endereço: Rua Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
01
cartaz com o endereço da igreja que os alunos se congregam
O2
quadros ou outro de tipo de suporte para os cartazes
Procedimento:
-
Organizem os alunos em duas filas, uma de frente para outra.
-
Distribuam 01 folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
-
Peçam para que escrevam nesta folha o endereço da casa deles.
-
Coloquem na ponta direita entre uma fila e outra um quadro com o seguinte
endereço:
Rua
Azusa - 312 Los Angeles, Califórnia.
-
Coloquem na ponta esquerda entre uma fila e outra um quadro com o endereço da
igreja que vocês se congregam.
-
Perguntem: O que estamos vendo aqui?
Aguardem
as respostas. Certamente, vão falar de uma “rua” com vários endereços.
-
Falem: Esta “rua” tem um endereço muito importante referente ao avivamento que
ocorreu nos Estados Unidos.
Perguntem:
Como está o avivamento nos demais endereços?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, perguntem: O que lhe falta para que o avivamento realmente
aconteça no seu endereço?
Aguardem
as respostas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário