Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 12: João
Marcos: a importância de aprender com os erros
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
João Marcos: a
importância de aprender com os erros,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica
“Aprendendo com João Marcos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Aprendendo com João Marcos
Objetivos:
Concluir o estudo sobre o personagem bíblico João
Marcos, companheiro de Paulo e Barnabé.
Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
01 lápis grafite
01 borracha
¼ de 01 folha de papel ofício
Procedimento:
- Falem: Acabamos de estudar sobre o personagem João
Marcos, companheiro do apóstolo Paulo e Barnabé na viagem missionária, até
que...
- Peçam para que os alunos complementem a frase.
Espera-se que os alunos apontem o erro cometido por
ele ao desistir de continuar a viagem voltando para Jerusalém.
- Depois, entreguem para cada aluno os objetos
descritos no item material.
Peçam para que eles escrevam em poucas palavras 01
fato negativo que aconteceu com ele, mas que tenha sido provocado por ele.
- Deixem que os alunos falem sobre o que escreveram e
as consequências desse ato.
- Solicitem que eles apaguem o que escreveram,
utilizando a borracha.
Certamente, eles vão perceber que mesmo apagando, o
papel ficará com as das palavras que antes estão escritas.
- Levem os alunos a relfetir sobre o cuidado com o que
se fala e faz, pois dexam marcas positivas ou negativas.
Mesmo que eles apaguem, como no exemplo feito por
eles, as marcas que ficaram no papel podem servir de lição para não cometer os
mesmos erros, não sofrendo as consequências dele.
Por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário