Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 11: Vamos conhecer a 3ª carta de João
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Vamos conhecer a 3ª
carta de João, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, apliquem a dinâmica “Bom testemunho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bom testemunho
Objetivos:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão
como “sal da terra”.
Enfatizar a importância do cristão ter bom testemunho.
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
– Expliquem que o sal representa o cristão e o copo
com água está representando o mundo.
– Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão
realizar.
– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
– Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a
embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação
02);
01 colher de sal no último copo e misture( situação
03).
– Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta
do cristão no mundo?
– Aguardem as respostas. É comum haver votação para as
três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter
percebido, a situação correta é a representada na situação 03.
– Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar
influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está
misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
– Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido,
com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser
pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se
adubará?” Lc 14.34
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das
citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a
conduta do cristão como sal da terra.
Para isto, para ser sal da terra, o cristão deve
apresentar bom testemunho.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário