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segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas

Lição 11: A carne e o espírito: a luta que existe em nós

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A carne e o espírito: a luta que existe em nós, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.  

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Campo de Batalha".

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Campo de Batalha

Objetivos:

Refletir sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.

Promover mudança de comportamento.

Material:

Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne) e recortadas separadamente.

01 lixeira

Figuras casa e uma pessoa

01 rolo de fita adesiva

Papel ofício cortado

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar as 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne e recortá-las separadamente.

No momento da aula:

- Leiam Gl 5. 17: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis”.

- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.

- Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito.

As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as palavras em lados contrários, representando oposição.

- Falem:  Para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de batalha. 

Emtão, leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.

- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.

- Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.

- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diarimente.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

- Coloquem em lugar visível as figuras da casa e da pessoa.

- Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.

- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes apontadas por eles, representando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.

- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.

Por Sulamita Macedo. 

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