Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro
Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Lição 11: A carne e o espírito: a luta que existe em nós
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A carne e o espírito: a
luta que existe em nós, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica "Campo de Batalha".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Campo de Batalha
Objetivos:
Refletir
sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Promover
mudança de comportamento.
Palavras
digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne) e recortadas
separadamente.
01
lixeira
Figuras
casa e uma pessoa
01
rolo de fita adesiva
Papel
ofício cortado
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar
as 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne e recortá-las separadamente.
No momento da aula:
-
Leiam Gl 5. 17: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a
carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis”.
-
Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante
entre a carne e o espírito.
-
Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito.
As
palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as
palavras em lados contrários, representando oposição.
-
Falem: Para o cristão, isto é, para
aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de
batalha.
Emtão,
leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
-
Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.
-
Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16
obras da carne e coloque-as na lixeira.
-
Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É
isto que devemos buscar diarimente.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível as figuras da casa e da pessoa.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou
melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes
apontadas por eles, representando a limpeza, a pureza, a santidade requerida
para os salvos.
-
Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.
Por Sulamita Macedo.
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