Discipulando – 3º Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 11: Relacionando-se com a igreja local
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Relacionando-se com a igreja local, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para ilustrar o estudo do tema, apliquem a dinâmica
“Você faz parte!".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você faz parte!
Objetivos:
Refletir sobre a valorização pessoal.
Enfatizar a importância de frequentar uma igreja local.
01 quebra-cabeça para cada grupo
Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas peças.
Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando
uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça.
Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Esta peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta?
Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês,
todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e
para a igreja.
- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e
solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização
pessoal e a importância de estar participando de uma igreja local.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário