Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 12: Vamos conhecer a carta de JudasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vamos conhecer a carta de Judas, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o item III – O Desafio do cristão é
permanecer fiel, apliquem a dinâmica
“Integridade e Fidelidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Integridade e Fidelidade
Objetivos:
Refletir sobre a integridade de caráter do jovem
Daniel e seus colegas.
Contextualizar este exemplo de fidelidade com a vida
cristã atual.
01 fantoche ou marionete de uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se manipula com as mãos dentro do
boneco ou daquele tipo que é movido por meio de cordões.
No Departamento Infantil, vocês podem conseguir um
fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche não é para infantilizar
os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e perguntem para os alunos de
que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam que o fantoche é
manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio de cordões,
dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos manipulem o fantoche de várias
formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05 alunos fiquem diante da
classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize várias ações e os outros 4
deverão imitá-lo.
Observem as imitações dos alunos e também se alguém
não vai aceitar a situação de se deixar manipular pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de repetir as ações de uma
pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um fantoche para vocês?
O que o fantoche e a situação apresentada pelos
colegas têm a ver com a história de Daniel e seus amigos?
Observem que os alunos afirmam.
- Depois, falem: O fantoche ganha movimento ou fala
através da ação e vontade de quem o manipula. Não possui vontade própria e
sendo assim é manobrado por outrem. No sentido figurado, chamar alguém de
“Marionete”, refere-se a uma pessoa sem firmeza de caráter e que aceita ser
manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus colegas passaram por uma
situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o padrão de conduta pagã,
quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam sendo moldados conforme a
orientação do rei de forma diferente da cultura judaica, porém foram firmes e
não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E Daniel
propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem
com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe
permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel, Hananias,
Misael e Azarias. E hoje, também pode acontecer com vocês.
Nesse momento, falem sobre o que o mundo nos oferece,
que pode nos distanciar e modificar nosso relacionamento com Deus. Enfatizem o
cuidado de não deixarmos que sejamos manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de uma vida íntegra diante
de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam Dn 1.
17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o
conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu
entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os
trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre todos eles não foram
achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram
assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento,
sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos
os magos astrólogos que havia em todo o seu reino”.
- Perguntem: Que resultados também podemos obter
quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?
Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras
se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua,
por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo
os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
Por Sulamita Macedo.




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