Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 11: O jovem rico: a proposta do reino de Deus
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O jovem rico: a
proposta do reino de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica
“O que ainda me falta?”
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que ainda me falta?
Objetivo:
iniciar o estudo sobre o jovem rico, contextualizando com a vida dos alunos.
A Bíblia dos alunos
Procedimento:
- Organizem os num círculo.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia em Mateus
19. 16 a 23.
- Falem: Vou realizar uma leitura deste texto bíblico
e vocês acompanham na Bíblia de vocês.
- Depois, proponham a seguinte atividade: fazer uma
leitura com a representação dos 02 personagens da história – Jesus e o jovem
rico.
- Então, perguntem quem deseja representar Jesus e o
jovem rico, realizando a leitura.
É bom que os alunos se apresentem voluntarieamente,
caso não apareçam, você vai indicá-los.
Obsevem que no texto há partes que não são dos
personagens, mas do narrador. Você professor(a) vai ser o (a) narrador(a).
- Depois, eles vão fazer a leitura, observando o tempo
de cada um falar.
- Em seguida, façam as seguintes indagações:
O que o jovem rico deseja saber e fazer?
O que ele já fazia?
O que Jesus disse para ele fazer?
- Para finalizar, perguntem: Vocês já conhecem como
dever ser a caminhada na vida cristã. Mas, o que ainda lhe falta?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário