Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 01: A Igreja e a época do Apóstolo Paulo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Igreja e a época do Apóstolo Paulo,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para
concluir, utilizem a dinâmica “No Poder do Espírito Santo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No Poder do Espírito Santo
Objetivo:
Enfatizar
que o revestimento do Espírito Santo confere poder para testemunhar o
evangelho, promovendo o crescimento da Igreja.
Os
numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro
branco ou cartolina
01
marcador para quadro branco ou pincel atômico
01
figura do globo terrestre
Procedimento:
–
Organizem os alunos em círculo.
–
Fazendo uma pequena retrospectiva sobre a descida do Espírito Santo, perguntem:
Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se
que os alunos falem que eram quase 120 pessoas(Atos 1.15).
–
Falem: Estas quase 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no
quadro o numeral 120).
Neste
mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a
estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000), após o discurso de Pedro. E assim
a Igreja foi aumentando.
Leiam,
Atos 2. 37 a 41.
–
Falem: No início da igreja eram quase 120, depois mais 3000 e eu(dizer seu
nome) também faço parte dela, e … (falar os nomes dos alunos da direita para a
esquerda).
–
Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
No
início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela,
e…(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).
À
medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.
–
Apresentem um globo terrestre ou uma figura dele, colocando no quadro.
–
Falem, apontado para o globo: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam a
Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem milhares fiéis em todo
o mundo, devido a expansão do evangelho através do apóstolo Paulo para o mundo
gentio.
–
Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu devo cumprir o Ide de Jesus
e falar da salvação, movido pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário