RSS

domingo, 14 de julho de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 03: As sete estrelas e os sete castiçais

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novat

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: As sete estrelas e os sete castiçais, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilistrar o tema, utilizem a dinâmica “Estrelas e Castiçais”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Estrelas e Castiçais

Objetivo:

Conhecer a mensagem das 07 cartas destinadas as igrejas da Ásia Menor e da carta para a turma.

Material:

Bíblia dos alunos e do professor

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

01 envelope

01 folha de papel ofíco

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Dias antes da aula:

Elaborem uma carta para a turma, utilizando algumas afirmações das 07 cartas destinadas as igrejas da Ásia Menor.

Coloquem esta carta dentro de um envelope grande; escrevam o nome da turma no lugar do destinatário.

No dia da aula:

- Antes dos alunos chegarem, fixem o envelope em lugar visível para que todos possam ver.

- Após a explicação e identificação das estrelas e os castiçais, peçam para que os alunos apontem quais os nomes dos 7 castiçais(igrejas) mencionadas no livro do Apocalipse.

Para isto, solicitem que os alunos procurem os 07 nomes das igrejas e, em seguida, escrevam no quadro cada um deles:

Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

- Depois, falem que vocês agora vão conhecer o conteúdo destas 07 cartas para as 07 igrejas.

Para tanto, vocês(professores) vão lendo e explicando a mensagem  de cada carta. Os alunos devem acompanhar a leitura em suas Bíblias.

- Falem: Agora, já conhecemos qual a mensagem de cada carta destinada para as igrejas. Mas, está faltando uma carta? Qual será?

Certamente, os alunos vão falar que é a carta do envelope destinada à turma.

Então, peçam para um aluno ler o conteúdo da carta para os demais colegas.

-  Perguntem:

O que vocês acharam do conteúdo da carta para a turma?

Há alguma semelhança com as 07 cartas do Apocalipse?

Aguardem as respostas.

- Para concluir, falem: Devemos observar o que estas cartas nos ensinam, alertando para a vigilância e obediência a Deus.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: