Juvenis: Um estudo Panorâmico de Apocalipse
Lição
03: As sete
estrelas e os sete castiçais
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novat
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo
o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: As sete
estrelas e os sete castiçais, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilistrar o tema, utilizem a dinâmica “Estrelas e Castiçais”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Estrelas e Castiçais
Objetivo:
Conhecer
a mensagem das 07 cartas destinadas as igrejas da Ásia Menor e da carta para a
turma.
Bíblia
dos alunos e do professor
01
quadro branco
01
marcador de quadro branco
01
envelope
01
folha de papel ofíco
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
Elaborem
uma carta para a turma, utilizando algumas afirmações das 07 cartas destinadas
as igrejas da Ásia Menor.
Coloquem
esta carta dentro de um envelope grande; escrevam o nome da turma no lugar do
destinatário.
No dia da aula:
-
Antes dos alunos chegarem, fixem o envelope em lugar visível para que todos
possam ver.
-
Após a explicação e identificação das estrelas e os castiçais, peçam para que
os alunos apontem quais os nomes dos 7 castiçais(igrejas) mencionadas no livro
do Apocalipse.
Para
isto, solicitem que os alunos procurem os 07 nomes das igrejas e, em seguida,
escrevam no quadro cada um deles:
Éfeso,
Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
-
Depois, falem que vocês agora vão conhecer o conteúdo destas 07 cartas para as
07 igrejas.
Para
tanto, vocês(professores) vão lendo e explicando a mensagem de cada carta. Os alunos devem acompanhar a
leitura em suas Bíblias.
-
Falem: Agora, já conhecemos qual a mensagem de cada carta destinada para as
igrejas. Mas, está faltando uma carta? Qual será?
Certamente,
os alunos vão falar que é a carta do envelope destinada à turma.
Então,
peçam para um aluno ler o conteúdo da carta para os demais colegas.
- Perguntem:
O
que vocês acharam do conteúdo da carta para a turma?
Há
alguma semelhança com as 07 cartas do Apocalipse?
Aguardem
as respostas.
- Para
concluir, falem: Devemos observar o que estas cartas nos ensinam, alertando
para a vigilância e obediência a Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário