RSS

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Jovens:  Na Cova dos Leões - O Exemplo de Fé e Coragem de Daniel para o Testemunho Cristão em Nossos Dias

Lição 04: Uma firme decisão de não se contaminar

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Uma firme decisão de não se contaminar, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo tema, utilizem a dinâmica “Um Coração Fiel”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Um Coração Fiel

Objetivos:

Enfatizar que a atitude de Daniel, Hananias, Misael e Azarias de não se contaminarem com as iguarias do rei, que nos faz perceber a importância da fidelidade a Deus requerida para os seguidores de Cristo.

Refletir sobre atitudes que nos distanciam de Deus, através da desobediência e infidelidade.

Material:

01 rolo de fita adesiva

01 lixeira ou 01 saco para lixo

Folhas de papel ofício divididas em 04 partes

Observação: cada aluno receberá 02 partes da folha de papel ofício

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre a atitude de Daniel, Hananias, Misael e Azarias de não se contaminarem com as iguarias do rei, que nos fazem perceber a importância da fidelidade a Deus requerida para os seguidores de Cristo.

- Depois, distribuam 02 partes da folha de papel ofício para cada aluno.

- Falem: Que tal a gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso coração dividido entre Deus e as coisas que nos afastam dele por meio da infidelidade e desobedência?

- Então, peçam para que os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício. Em uma escrever o que precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.

- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas, representando a limpeza requerida para um coração santo, fiel e obediente de um cristão.

- Os papéis, contendo o que pode permanecer no coração, devem ser colocados no quadro branco. Devem ser lidos para ser compartilhados com todos, enfatizando a importância de cada ação positiva para o caminhar cristão.

- Agora,  leiam:

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente”(2 Timóteo 2:4,5).

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: