Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos
Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração
Lição
03: Rute e
Noemi: Entrelaçadas pelo Amor
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Rute
e Noemi: Entrelaçadas pelo Amor, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “De Moabe a Belém”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: De Moabe a Belém
Objetivos:
Contextualizar
a história de Rute e Noemi com a vida dos alunos.
Refletir
sobre o que representar “Moabe” e “Belém”.
04
figuras de pés(esquerdo e direito)
01
pão pequeno(pode ser pãozinho de queijo)
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Do que conhecemos da história de Rute e Noemi, a situação delas, quando
ainda estavam em Moabe, era uma muito difícil.
-
Perguntem: O que pode representar a terra de “Moabe” na vida da gente?
Aguardem
as respostas.
Certamente,
as respostas vão girar em torno de problemas, dificuldades etc.
-
Falem: Não sei qual a situação individual de vocês em “Moabe”. Mas, Deus
conhece.
-
Falem: Elas foram para Belém de Judá, pois lá não havia mais seca e souberam
que Deus havia visitado seu povo.
-
Coloquem no centro do círculo as figuras dos pés.
-
Falem: Desejamos sair desta situação. Então, estes pés indicam locomoção, saída
de lugar para outro, de uma situação para outra.
-
Para representar este ato, peçam para que deem um passo à frente.
-
Falem: Chegar a Belém é o desejo de vocês. Esperam que Deus também visite vocês
e mude a situação.
-
Em seguida, façam uma oração pelos alunos, pedindo a Deus que a terra de Moabe,
a situação difícil, mude para Belém de Judá, casa de pão.
-
Para concluir, entreguem para cada aluno um pão pequeno, pode ser pãozinho de
queijo, para representar a mudança de situação tão esperada.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário