Juvenis: Um estudo Panorâmico de Apocalipse
Lição 02:
A visão do Cristo vitorioso
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novat
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A visão do Cristo vitorioso, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o item 3.3 da lição, utilizem a dinâmica “Arrumando a Mala”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a
Vinda de Jesus.
Material:
02
cartolinas
02
pincéis atômicos
Procedimento:
-
Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o
voo será daqui a uma hora.
-
Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.
-
Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
-
Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
-
Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para
que parem de escrever.
-
Várias situações podem acontecer:
1
– Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
3
– Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em
pouco tempo.
Observação:
Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da
Vinda de Jesus.
-
Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a
preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Para
a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações
no tempo para a preparação.
Para
a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o
tempo e as ações.
Para
a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo
tendo sido avisado para se organizarem.
-
Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no
Arrebatamento.
-
Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de
hoje.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário