RSS

terça-feira, 2 de julho de 2024

Juvenis:  Um estudo Panorâmico de Apocalipse

Lição 01: Apocalipse: o final da história!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Apocalipse: o final da história!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Carta do Noivo”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Carta do Noivo

Objetivo: Introduzir o tema sobre o Apocalipse.

Material: Um envelope, contendo uma mensagem em códigos, que pode ser digitada com a fonte Bookshelf Symbol 7 ou outra com códigos.

Observação: Escolhi 03 versículos do Livro de Apocalipse(1. 1 a 3) para a mensagem em código, usando  fonte citada acima.

Procedimento:

- Falem acerca da expectativa e alegria em receber uma carta, um cartão, um email, um torpedo etc de um noivo/noiva, principalmente quando está distante.

- Oportunizem os alunos a falar sobre isto.

- Depois perguntem sobre o conteúdo dessas mensagens e se compreendiam.

- Agora, falem:

E quanto ao livro do Apocalipse?

Vocês entendem este livro?

Certamente as respostas vão girar em torno da dificuldade de compreensão.

- Em seguida, falem: Será que o noivo escreveria algo para sua noiva não compreender? O que nos falta para entender a mensagem da carta do noivo?

-Entreguem para um aluno o envelope, mas não falem que a mensagem está codificada.

- Peçam para que abra o envelope e leia a mensagem para a classe. Ao abrir, ele vai verificar que é impossível a leitura, pois não conhece o código.

"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".

- Agora, falem: Neste trimestre, teremos a oportunidade de estudar sobre o livro do Apocalipse. Aproveitemos o momento para entender a mensagem da Carta do Noivo.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: