Juvenis: Um estudo Panorâmico de
Apocalipse
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Apocalipse: o final da história!,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Carta do Noivo”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Carta do Noivo
Objetivo: Introduzir o tema sobre o Apocalipse.
Material: Um envelope, contendo uma mensagem em códigos, que pode ser
digitada com a fonte Bookshelf Symbol 7 ou outra com códigos.
Observação:
Escolhi 03 versículos do Livro de Apocalipse(1. 1 a 3) para a mensagem em
código, usando fonte citada acima.
Procedimento:
-
Falem acerca da expectativa e alegria em receber uma carta, um cartão, um
email, um torpedo etc de um noivo/noiva, principalmente quando está distante.
-
Oportunizem os alunos a falar sobre isto.
-
Depois perguntem sobre o conteúdo dessas mensagens e se compreendiam.
-
Agora, falem:
Vocês
entendem este livro?
Certamente
as respostas vão girar em torno da dificuldade de compreensão.
-
Em seguida, falem: Será que o noivo escreveria algo para sua noiva não
compreender? O que nos falta para entender a mensagem da carta do noivo?
-Entreguem
para um aluno o envelope, mas não falem que a mensagem está codificada.
-
Peçam para que abra o envelope e leia a mensagem para a classe. Ao abrir, ele
vai verificar que é impossível a leitura, pois não conhece o código.
"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe
deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e
pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do
testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as
palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o
tempo está próximo".
-
Agora, falem: Neste trimestre, teremos a oportunidade de estudar sobre o livro
do Apocalipse. Aproveitemos o momento para entender a mensagem da Carta do
Noivo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário