Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 02: A grande mudança:
de perseguidor a perseguido
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
nã
o
é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A grande mudança: de perseguidor a perseguido,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “Conhecendo Paulo”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo: introduzir o estudo sobre as características do apóstolo
Paulo.
Material:
Papel
ofício
Palavras
digitadas(ver no procedimento)
01
rolo de fita adesiva
- Antes da aula:
Coloquem
debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes
características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu
13 livros do Novo Testamento
Fundou
várias igrejas
Poliglota
Fazia
tendas
Judeu
Cidadão
romano
Perseguidor
antes da conversão
Fariseu
Passou
a ser perseguido após a conversão
Durante a aula:
-
Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da
igreja.
-
Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características
desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e
descobri-las?
-
Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem:
Quem sou eu?
Espera-se
que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário