Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
03: Os primeiros passos de Paulo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
nã
o
é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Os primeiros passos de Paulo, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Paulo: Os primeiros passos
após sua conversão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Paulo: Os primeiros passos após sua conversão
Objetivo: Explanar da trajetória inicial de Paulo, após sua
conversão, de forma ilustrada.
Material:
09
figuras de pés humanos impressos(pode ser desenhado, se desejar)
09
Frases para digitar(ver no procedimento)
01
tesoura
01
tubo de cola branca
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
Desenhar
ou imprimir as figuras dos pés humanos
Recortar
os 09 pés humanos
Escrever
ou digitar 09 frases(ver no procedimento)
Colar
as 09 frases nos 09 pés na parte de trás(01 frase em cada pé)
Numerar
os pés de 01 a 09 com letra pequena, na parte da frente da figura, para
facilitar a apresentação e explanação na ordem cronológica
09
frases para colocar nas 09 figuras dos pés:
1
– Encontro de Jesus na estrada de Damasco
2
– Pregou o evangelho e tentaram matá-lo nesta cidade
3
– Fugiu com ajuda de irmãos dentro de um cesto, através de 01 abertura no muro
da cidade
4
– Foi para a Arábia, onde ficou por 03 anos
5
– Foi para Jerusalém e teve contato com Pedro e Tiago
6
– Barnabé apresenta Paulo aos apóstolos
7
– Pregou o evangelho em Jerusalém e foi perseguido
8
– Escapou para Cesareia
9
- Barnabé pega Paulo em Tarso para pregar o evangelho em Antioquia da Síria,
onde passou 01 ano.
No dia da aula:
-
Chequem cedo para a aula e sem que os alunos vejam, coloquem debaixo das
cadeiras os 09 pés, usando fita adesiva.
-
Quando a aula começar, falem que na aula anterior foi estudado sobre a
conversão de Paulo e na aula de hoje será abordado o caminho inicial da vida de
dele após a conversão.
-
Falem: Os passos iniciais estão fixados debaixo das cadeiras de vocês.
Procurem!!!!
-
Após pegarem todos os pés, os alunos devem ficar com eles até vocês pedirem
para que realizem outra ação.
-
Depois, peçam para o aluno, que está com a figura 01, leia o que está na parte
de detrás.
Então,
comecem a organizar a trajetória, organizando os 09 pés, formando um caminho.
O
local para a montagem deste caminho, pode ser num quadro, numa cartolina ou
outro de sua preferência.
O
caminho será formado á medida que os alunos forem apresentando o que está
escrito na figura dos pés.
-
Para concluir, falem: Vimos que os primeiros passos não foram fáceis, mas de
muito aprendizado. Requereu de Paulo esforço para realizar o chamado de Deus.
Vocês
também se esforçaram para realizar a orientação dada para procurar os passos(a
figura dos pés) debaixo das cadeiras.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário