Juvenis: Um estudo Panorâmico de
Apocalipse
Lição
04: As bem aventuranças do
Apocalipse
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: As
bem aventuranças do Apocalipse, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “As Bem-aventuranças”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: As Bem-aventuranças
Objetivos:
Relembrar
as 08 Bem-aventuranças expressas por Jesus no Sermão do Monte.
Introduzir
o estudo sobre as 07 Bem-aventuranças contidas no livro do Apocalipse.
-
01 caixa com tampa
-
Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)
Caixa
da Felicidade
OS
BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado
os pobres de espírito
Bem-aventurado
os que choram
Bem-aventurado
os humildes
Bem-aventurado
os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado
os misericordiosos
Bem-aventurado
os puros de coração
Bem-aventurado
os pacificadores
Bem-aventurado
os perseguidos por causa de Cristo.
Procedimento:
Dias antes da aula:
-
Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
-
Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem em que se encontram no
item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão
OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
-
Apresentem a Caixa da Felicidade.
-
Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia
para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
-
Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que
significa esta palavra?
Depois,
falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
-
Agora, Falem: Estas bem-aventuranças a gente já conhece. Estamos aqui apenas
relembrando. Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre outras bem-aventuranças.
Vocês imaginam em qual livro da Bíblia estão contidas?
Aguardem
as respostas. Espera-se que seja apontado o livro do Apocalipse, até porque é o
livro de estudo do trimestre.
Afirmem:
Isso mesmo, as outras bem-aventurnças estão no livro do Apocalipse.
-
Para concluir, falem: Agora, vamos conhecê-las?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário