RSS

terça-feira, 2 de julho de 2024

Adultos: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Lição 01: Duas Importantes Mulheres na História de um Povo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso., recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2- Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

Tema: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família - Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Capa:

O que vemos? Um manto e uma coroa, em 1º plano e, em 2º,  um campo de cevada.

O que isto tem a ver com o tema?

O manto e a coroa se referem a história contida no livro de Ester.

O campo de cevada aponta para o relato da história de Rute.

Comentarista: 

Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04 e 05) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.

Lições do trimestre:

Realizem uma leitura alternada dos títulos das lições; uma parte da turma ler os números ímpares e a outra, os pares.

03 – Agora, trabalhem a lição 01:

- Apresentem o título da lição: Duas Importantes Mulheres na História de um Povo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Elas em destaque”.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Elas em destaque

Objetivo: Introduzir o estudo sobre os livros de Ester e Rute.

Material:

Bíblia

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Perguntem: Quem são as mulheres importantes em sua vida?

Orientem para que os alunos falem, no máximo, 05 nomes e falem quem são elas, isto é, grau de parentesco, uma pessoa amiga etc.

Escutem atentamente o que os alunos falam.

Seria interessante que todos os alunos tivessem participação.

Estipulem um tempo para esta atividade. Tenham controle do tempo.

- Depois, falem: Acabamos de escutar os nomes de mulheres importantes na vida de vocês.

- Perguntem: E na Bíblia, que mulheres que se destacam?

Aguardem as respostas, escrevam no quadro branco os nomes apontados.

Espera-se que os alunos citem também o nome de Ester e Rute.

- Depois, falem: Destes nomes que vocês falaram, vamos estudar neste trimestre, sobre os livros de Ester e Rute. Vamos começar?

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: