Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição
04: A primeira viagem missionária
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
nã
o
é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
primeira viagem missionária, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Seguindo a rota da 1ª viagem”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo a rota da 1ª viagem
Objetivo: Ilustrar e explanar a 1ª viagem missionária de Paulo
seguindo a rota descrita no texto bíblico.
Material:
Palavras
para digitar(ver procedimento)
01
rolo de fita adesiva
01
rolo de durex colorido vermelho
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar
os nomes dos lugares: Antioquia da Síria, Selêucia, Ilha de Chipre, Salamina,
Pafos, Perge, Panfília, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.
Recortar
cada nome
Numerar
de 01 a 11, observar a ordem acima
Digitar
a expressão: Ponto de partida e chegada
No dia aula:
Antes dos alunos chegarem:
-
Organizem as cadeiras em círculo.
-
No centro do círculo, organizem os nomes digitados no piso da sala, observando
um mapa da 1ª viagem missionária de Paulo, para localizar cada cidade e formar
a rota da viagem.
-
Os nomes no piso vão ficar ligados com setas feitas de durex colorido vermelho,
na direção que indica a ordem sequencial do roteiro da viagem.
No momento da aula:
-
Orientem os alunos para que se sentem em círculo, conforme estão as cadeiras.
-
Falem:
Na
aula passada, Paulo e Barnabé tinham ido para Antioquia da Síria.
Na
aula de hoje, vamos estudar sobre uma viajem mais longa que começa e termina
neste lugar(apontem para Antioquia da Síria e coloquem a expressão “Ponto de
partida e chegada” ao lado do nome da cidade).
Vocês
estão vendo aqui no piso nomes de lugares pelos quais Paulo e Barnabé passaram.
Peçam
para que os alunos leiam cada nome, observando a ordem numérica do roteiro da
viajem.
-
Apontem para cada nome, à medida que vocês falarem sobre o roteiro desta
viagem.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário