Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com meus Talentos
Lição
03: A Unidade da Igreja
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresen tem o título da lição: A
Unidade da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Unidade
Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a importância da
unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Para
o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para
o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de
papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar,
conforme descrição abaixo:
Folha
01: Cabeça / Folha 02: Pescoço / Folha 03: Tronco (humano) / Folha 04: Braço
direito
Folha
05: Braço esquerdo / Folha 06: Mão direita / Folha 07: Mão esquerda
Folha
08: Perna direita / Folha 09: Perna esquerda / Folha 10: Pé direito / Folha 11:
Pé esquerdo
Procedimento:
1-
Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para
o grupo 01:
–
Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis
colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser
executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para
o grupo 02(com 11 pessoas):
–
Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os
colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam
separados.
–
Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2
– Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3
– Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O
grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora
apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um
resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem:
Por que são diferentes?
O
Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade
para o desenvolvimento do trabalho.
O
Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam
de forma coletiva.
Quais
conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da
importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4
– Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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