Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 08: Moisés – sua Liderança e seus Auxiliares
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 08.
7
- Falem: A lição de hoje tem como título “Moisés
– sua Liderança e seus Auxiliares”.
8
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma
contextualizada, vejam esta sugestão:
-
Falem: A liderança é algo muito comum no nosso cotidiano, quer seja na nossa
família, na igreja, no trabalho etc. Ora somos lideres, ora liderados.
Vivenciamos posturas diferentes de lideres e nesta lição estudaremos
características do líder Moisés.
-
Perguntem quais as formas de liderança exercidas, de um modo geral, por aquele
grupo e anotem as respostas num quadro.
Por
exemplo, Pastor, Líder do Setor, Superintendente da EBD, dirigente de Círculo
de Oração, Comissão de Visitas, regente de conjunto ou coral, professor(a) da
EBD, pregador(a), mãe, pai etc
-
Distribuam dois pedaços de cartolina verde e vermelha para cada aluno e
solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo(cartolina verde) e um
negativo(cartolina vermelha) da liderança que eles exercem; não precisa de
identificação dos nomes dos alunos; colem numa folha de papel madeira,
separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características
precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
- Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens
da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser
absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
-
Para explicar a necessidade dos cooperadores para a liderança, utilizem a
dinâmica “Cooperadores”.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O
Exemplo de Moisés”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Exemplo de Moisés
Objetivo:
Promover
a conclusão do estudo sobre as características da liderança de Moisés.
Material:
Cópias da figura de pé
esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características –
vejam abaixo).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
- Falem: Depois do que já
estudamos sobre a liderança de Moisés, quais características podemos apontar
deste servo de Deus?
- Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
apontem as seguintes características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento descontrolado
Caráter controlado
Líder solitário(Centralizador
- na fase inicial)
Não percebia a necessidade dos
liderados(na fila e em pé)
Agenda lotada(“... de manhã
ao por do sol..”)
Soube escutar Jetro
Aceitou proposta de Jetro
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de
acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Rejeitava o erro e corrigia.
- Distribuam para os alunos
as figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características
apontadas(01 característica por pé).
- Depois, montem no piso da
classe um caminho com as figuras de pés.
- Falem: Este caminho
representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e
atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de
Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as
características, quer positivas ou negativas.
- Agora falem: O que cada uma destas características
pode representar para vocês como líderes na sua casa, igreja ou trabalho? O que
vocês podem aprender, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada
enquanto líderes?
- Peçam para que os alunos
caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter
ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar(outras características
podem ser ditas pelos alunos que eles já
percebem que já possuem como lideres).
- Concluam, lendo Isaías
30:21:
“E os teus ouvidos ouvirão a
palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele,
sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Cooperadores
Objetivo:
Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.
Material:
01 bexiga para cada aluno
Local de realização:
Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai
chamar a atenção de outras classes.
Procedimento:
- Distribuam 01 bexiga para
cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem para que fiquem
em círculo e joguem as bexigas para cima.
- Em seguida, comecem a
retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.
- Retirem mais pessoas e
deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.
- Continuem retirando até
deixar uma pessoa.
- Não se preocupem quando os
alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas
as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.
- Façam uma reflexão sobre a
atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que
o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
Moisés precisou de colaboradores
que tinham propósitos comuns. Chamem 03 alunos e falem para que eles realizem o
que vai ser lido:
“E acontecia que, quando
Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua
mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso
tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão
e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram
as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
A
Dívida da Liderança
Examine as palavras do Salmo 86 e você talvez esquecerá
de que está lendo as meditações de um grande líder. O rei Davi orou: “Inclina
os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado”(v. 1).
Então o rei de Israel fala de si mesmo como “servo” e roga por misericórdia.
Pense nisso! Este foi o homem que Deus escolheu para liderar o seu povo e ele
está suplicando pela ajuda de Deus. Uau!
Quando pensamos nas funções dos líderes – seja séculos
atrás ou hoje – é vital revermos o que seja liderança. Conforme o homem de
negócios e autor Max De Pree, cuja liderança fez sua empresa ficar perto das
primeiras na lista das 500 maiores da revista Fortune, “A primeira responsabilidade de um líder é definir a
realidade. A última é dizer obrigado. Entre as duas, o líder deve tornar-se um
servo e um devedor. Isso resume o progresso de um líder habilidoso”. As duas
palavras, servo e devedor, descrevem o ponto de vista que
Davi tinha de si mesmo ao pedir ajuda a Deus durante o seu tempo de liderança.
Todos nós que estamos numa posição de liderança – seja
liderando uma família, igreja, escola ou algum negócio – precisamos das
palavras humildes do salmo 86 como quia. O “pobre e necessitado”(v. 1)
servo-líder, aquele que confia em Deus, é quem no final pode dizer, como disse
Davi: “Tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste”(v. 17). JDB
Fonte: Nosso Andar Diário
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