Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o
dia a dia
Lição 10: Como Relacionar-se com o Próximo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
-
Agora, falem que o tema da aula será sobre relacionamento com o próximo.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Relacionamentos”.
-
Depois, trabalhem outros pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de
forma participativa e contextualizada.
-
Para concluir, leiam o texto de reflexão “Para
se ter um bom relacionamento...”.
Entreguem
este texto para cada aluno da seguinte forma: dobrem o papel ao meio, repita a
operação e depois lacre-o com durex colorido.
Depois
solicitem para que os alunos abram o texto e realizem a leitura de forma
compartilhada. Falem que para ler o texto precisamos abri-lo, isto é, devemos
estar abertos a manter bons relacionamentos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Relacionamentos
Objetivo:
Exemplificar atos de respeito ao próximo
Material:
¼
da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
-
Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado
esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas
e até “micos”.
Veja
um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está
escrevendo).
Orientem
que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
-
Recolham todos os papéis.
-
Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o
feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega
para quem você desejou.
-
Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente,
haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
-
Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou
fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.
-
Para concluir, leiam:
“E,
como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós
também” Lc 6.31
Ou
se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles
façam a vocês”.
Ideia
original desta técnica desconhecida
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão:
Para se ter um bom
relacionamento...
-
Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de
vista.
-
A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
-
É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
-
Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e
honesto, tem que ser confiável e honesto.
-
Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
-
Não se envergonhe de pedir ajuda, sempre que for necessário.
-
Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
-
Não maltrate sem se deixe maltratar.
-
Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir,
apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do
que a cara feia.
-
Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento!
Autor
desconhecido.
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