Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 06: Sob Influência
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema a influência que recebemos e as
influências que praticamos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Amizade”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amizade
Objetivos:
Refletir
sobre as influências positivas e negativas das amizades.
Material:
½
folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Falem que, usando este papel, eles deverão pegar a maior quantidade de
autógrafos dos colegas, em apenas 01 minuto.
-
Terminado o tempo estipulado, peçam para que os alunos contem a quantidade de
autógrafos.
Aguardem
as respostas.
-
Depois, questionem:
É
importante ter uma grande quantidade de amigos?
Os
autógrafos pertencem a colegas que vocês têm amizade e/ou apenas se
cumprimentam?
Qual
a qualidade das amizades que eles têm na escola, na igreja, onde moram? São
positivas? Há influência negativa?
Não
se esqueçam de alertar os alunos sobre o oferecimento de drogas, participação
em grupos que fazem atos de vandalismo, sexo livre etc, que é muito comum em
alguns grupos dentro das escolas.
-
Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más
conversações corrompem os bons costumes”.
Pv 13.20 “ Anda com os sábios e serás sábio,
mas o companheiro dos tolos será afligido.”
Ideia
original da sessão de autógrafos desconhecida.
Esta
versão elaborada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário