Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 07: Você tem o seu valor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Você tem o seu valor”.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Quanto você
vale?”
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a
participação dos alunos durante a aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivos:
Refletir
sobre valorização pessoal.
Reconhecer
que temos muito valor e que Deus nos comprou por bom preço.
Material:
01
figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel
atômico
Fita
adesiva
Procedimento:
-
Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os alunos estão usando neste
momento da aula.
Anotem
as respostas num papel e coloquem ao lado de cada objeto, sobre uma mesa.
-
Agora, apresentem as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma casa e
perguntem:
Quanto
pode valer este carro?
E
a casa?
E
outros objetos da casa?
Anotem
as respostas, num papel e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e
utensílios domésticos.
-
Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
-
Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam
para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do
aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
-
Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa,
no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
-
Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando
o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas,
Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho
Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
-
Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então
leiam:
Rm
5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo
nós ainda pecadores”.
I
Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição, refletindo com os alunos sobre a
autoestima, a forma como cada pessoa se valoriza.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário