Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo
melhor a si mesmo e os outros
Lição 10: Eu e Minha Casa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema a família, o relacionamentos entre seus
componentes, direitos e deveres no lar.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Dividindo
Tarefas”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação
dos alunos durante a aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivo:
Refletir sobre a divisão de tarefas na família.
Material:
01 cartolina
Poucos
lápis(quantidade menor do que alunos)
02
réguas
Procedimento:
-
Coloquem uma cartolina sobre uma mesa, poucos lápis e 02 réguas.
-
Organizem os alunos ao redor desta mesa.
-
Peçam para que os alunos desenhem uma casa, isto é, a planta baixa de uma
residência com todos os compartimentos e móveis. Estipulem um tempo de 10
minutos para esta atividade.
-
Observem os alunos fazendo esta atividade, nos seguintes aspectos:
A
divisão de tarefas
Como
foi a execução da atividade
A
decisão da quantidade de cômodos
Tarefa
realiza totalmente, pela metade ou não foi realizada
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a família.
-
Vocês aqui representam uma família e organizaram esta casa.
-
Vamos agora, estudar o que é uma família, a divisão de tarefas no lar e as
responsabilidades.
-
Falem sobre o que vocês observaram durante a atividade e transfiram este
exemplo para uma família.
-
Depois, perguntem:
O
que eles realizam como tarefa doméstica para ajudar na organização da casa?
Anotem
todas as respostas.
-
Perguntem para os alunos:
Quais
as responsabilidades dos pais no ambiente da casa?
-
Em seguida, para concluir: Façam uma oração pela família de cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário