Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 07: Os Dez Mandamentos do Senhor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 07.
7
- Falem: A lição de hoje tem como título “Os
Dez Mandamentos do Senhor”.
8
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma
contextualizada, vejam esta sugestão:
-
Coloquem no quadro uma figura do Monte Sinai e das Tábuas de Pedra.
Saibam
mais sobre a importância de recursos visuais
nas aulas, lendo o texto pedagógico “A utilização de Recursos Visuais na
EBD” (postado abaixo).
-
Façam um breve resumo sobre a permanência do povo de Israel no Sinai e o
recebimento das tábuas da Pedra contendo os 10 Mandamentos.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Dez
Mandamentos”.
-
Para concluir leiam o texto “Mandamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dez mandamentos
Material:
01
caneta para cada aluno
01
cartaz com a relação dos 10 mandamentos
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de
pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
Falem
ainda: Nós também conhecemos os Dez Mandamentos.
-
Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 destes mandamentos nos dedos
de sua mão direita ou esquerda ou se preferir peçam para que desenhem uma de
suas mãos e escrevam em cada dedo um dos 10 mandamentos.
-
Agora, coloquem um cartaz com os 10 Mandamentos e falem que agora ninguém pode
acrescentar mais nada.
-
Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um
escreveu nos dedos da mão. À medida que eles vão falando, vocês devem colocar
um tracinho ao lado do mandamento citado e explicar cada um deles.
Analisem
com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a
importância de cada um deles para o povo de Israel e para nós como valores do
reino de Deus.
-
Para finalizar, perguntem: O que pode representar a escrita dos mandamentos nos
dedos da mão?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que “mãos” nos remete a atividade, neste caso a ação que devemos ter diante da
prática dos mandamentos.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Mandamentos
É preciso reconhecer a abrangência e a
atualidade dos Dez Mandamentos, listados no texto de Ex. 20.1-17. Eles não
foram abolidos; ainda são importantes e necessários. No Sermão do Monte(Mt 5 –
7) Jesus falou sobre a necessidade de aplica-los em nossa vida, lembrando a
profundidade de cada um deles. Por exemplo, a proibição de matar não se
restringe ao assassinato propriamente dito, pois quem fica irado com alguém ou
o insulta com ódio já deixou de cumprir esse mandamento(Mt 5. 21 a 22).
É importante saber que a lei de Deus
expressa nos mandamentos sempre foi algo bom para o ser humano. Seu propósito é
apontar a direção necessária e fornecer
as condições para uma vida equilibrada. Assim, não devemos considerar os
mandamentos como um fardo pesado. Eles existem para tornar nossa vida melhor.
Quantos problemas há no mundo porque o homem esquece o criador e se afasta
daquilo que a Lei de Deus ordena?
Se quisermos aproximar-nos de Deus,
precisamos conhecer e praticar aquilo
que ele ordena. Somente assim seremos realmente felizes e bem-sucedidos. Para
Israel, isso ficou bem claro em Dt. 4. 40: “Obedeçam aos meus decretos e
mandamentos que hoje lhes ordeno, para
que tudo vá bem com vocês e com seus
descendentes, e para que vivam muito
tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre”. Que promessa maravilhosa!
A Bíblia ensina o caminho em que
devemos andar. Isso inclui os Dez Mandamentos, que são resumidos por Jesus no
Grande Mandamento: Amar o Senhor acima de tudo e o nosso próximo como a nós mesmos(Mt 22.37-39).
Analise sua vida e tome cuidado de não chamar o mal de bem e o bem de mal.
Observar os mandamentos de Deus é a direção certa para o caminho de quem deseja
agradá-lo. HSG
Fonte:
Pão Diário
Texto Pedagógico
A utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos
estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos, mapas,
cartazes, slides, filmes etc.
Vejamos, então algumas vantagens de
sua utilização:
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a
percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da
aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recursos visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
“Mas o que foi semeado em boa terra
é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta
e outro trinta.” Mt 13.23
Por
Sulamita Macedo.
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