RSS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 10: As Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 10.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “As Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas”.
8 - Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Distribuam para os alunos figuras que representem escravidão, ricos e pobres, conflitos pessoais, assassinato, roubo, poços descobertos.
Peçam para que eles analisem estas figuras e pensem o que elas têm a ver com a aula de hoje.
Observem as respostas.
- Falem: Em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência. Nesta lição serão estudadas leis, regras dadas por Deus para o povo israelita representadas por estas figuras.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Contrato de Convivência”, que proporcionar a reflexão sobre a importância de normas e também contextualizar o tema da aula através de regras para a classe da EBD.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição. Coloquem no quadro as figuras que representem os tipos de leis que serão estudadas nesta lição.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Você Sabe seguir instruções?”, que tem por objetivo promover reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância de normas e regras e limites.
Contextualizar o tema da aula através de regras para a classe da EBD.
Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina

01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho
Procedimento:
- Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo respeitosa e harmônica.
- Junto com a turma, elaborarem pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrevam as regras numa folha de papel madeira ou cartolina e deixem em local de fácil visibilidade.
- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções para os “Infratores”, por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
- Para concluir, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Você sabe seguir instruções?
Objetivo: Promover reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com outros apelos.
Material: 01 cópia da atividade para cada aluno(vejam abaixo)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
Você sabe seguir instruções?
“Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.
Autoria desconhecida.
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
- Observem as atitudes dos alunos.
- Ao final, trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
- Contextualizem a atenção requerida nesta atividade com o cuidado que os israelitas precisavam ter para o cumprimento das leis dadas por Deus.

Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Tati disse...

Parabéns por este trabalho, seu blog é uma bênção!!!
Deus continue te abençoando!!!

Sulamita disse...

Tati, muito obrigada pelo reconhecimento deste trabalho.

Volte sempre!