Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 10: As Leis Civis entregues por Moisés aos
Israelitas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 10.
7
- Falem: A lição de hoje tem como título “As
Leis Civis entregues por Moisés aos Israelitas”.
8
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma
contextualizada, vejam esta sugestão:
-
Distribuam para os alunos figuras que representem escravidão, ricos e pobres,
conflitos pessoais, assassinato, roubo, poços descobertos.
Peçam
para que eles analisem estas figuras e pensem o que elas têm a ver com a aula
de hoje.
Observem
as respostas.
-
Falem: Em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência.
Nesta lição serão estudadas leis, regras dadas por Deus para o povo israelita
representadas por estas figuras.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Contrato
de Convivência”, que proporcionar
a reflexão sobre a importância de normas e também contextualizar o tema da aula
através de regras para a classe da EBD.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição. Coloquem no quadro as figuras
que representem os tipos de leis que serão estudadas nesta lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Você
Sabe seguir instruções?”, que tem por objetivo promover
reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com
outros apelos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre
a importância de normas e regras e limites.
Contextualizar o tema da
aula através de regras para a classe da EBD.
Material:
01 folha de papel madeira ou
cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho
Procedimento:
- Comecem falando sobre a
importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo
respeitosa e harmônica.
- Junto com a turma, elaborarem
pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por
exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao
participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com
outras coisas durante a aula.
Escrevam as regras numa folha
de papel madeira ou cartolina e deixem em local de fácil visibilidade.
- Falem: Estas normas são
exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do
estudo e atenção durante a aula.
- Em seguida, o grupo deve
propor quais devem ser as correções para os “Infratores”, por exemplo:
1 – Advertência oral:
pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho
pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar,
mostrando cartão vermelho.
- Para concluir, leiam Hb
12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de
tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por
ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Você sabe seguir instruções?
Objetivo:
Promover reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se
embaraçando com outros apelos.
Material: 01
cópia da atividade para cada aluno(vejam abaixo)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da
atividade para cada aluno.
Você
sabe seguir instruções?
“Leia tudo antes de fazer
qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no
alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em
volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em
torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da
capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase
no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na
margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou
até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que
acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz
alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e
levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10
segundos.
10 – Conte em voz alta de 10
a 01.
11 – Escreva nas costas da
folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e
diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas
tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu
todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita.
Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.
Autoria desconhecida.
- Orientem os alunos para
que sigam a instrução da atividade.
- Observem as atitudes dos
alunos.
- Ao final, trabalhem com os
alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser seguida e
questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando
as outras. O que lhes faltou?
- Contextualizem a atenção
requerida nesta atividade com o cuidado que os israelitas precisavam ter para o
cumprimento das leis dadas por Deus.
Dinâmica adaptada por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Parabéns por este trabalho, seu blog é uma bênção!!!
Deus continue te abençoando!!!
Tati, muito obrigada pelo reconhecimento deste trabalho.
Volte sempre!
Postar um comentário