Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 09: Um Lugar de Adoração a Deus no Deserto
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 09.
7
- Falem: A lição de hoje tem como título “Um
Lugar de Adoração a Deus no Deserto”.
8
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma
contextualizada, vejam esta sugestão:
- Ministrar a aula debaixo de uma tenda ou estender TNT
para formar uma "tenda", caso haja condições de espaço e ambientação para isto.
-
Utilizem um mapa do Tabernáculo, semelhante a este abaixo, para mostrar as 03
partes: O
Pátio, O Lugar Santo, O Santo dos Santos.
- Se possível, apresentem um
vídeo sobre o Tabernáculo. Vocês encontram no YouTube.
Observação: É muito comum,
nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria utilizam a aula
expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor de forma
unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de recursos
pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem comprometida. Então, é recomendável que o professor
associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais eficaz.
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e fa
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
Quer saber mais sobre isto? Leiam o texto pedagógico “Método Audiovisual” (postado abaixo).
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e fa
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
Quer saber mais sobre isto? Leiam o texto pedagógico “Método Audiovisual” (postado abaixo).
-
Depois, utilizem a dinâmica “Entrando no
Tabernáculo!”
-
Para com concluir, leiam o texto de reflexão “A Melhor Pergunta”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Entrando no Tabernáculo!
Objetivo:
Concluir estudo sobre o Tabernáculo.
Material:
A Bíblia
01 figura do Tabernáculo
Palavras digitadas:
O Pátio – Corpo
O Lugar Santo – Alma
O Santo dos Santos –
Espírito
01 cartolina
01 tubo de cola
0bservação: organizem um
cartaz utilizando a cartolina e as palavras digitadas.
Procedimento:
1 - Após a explanação da
lição sobre o tabernáculo, falem: Nós somos comparados a um Tabernáculo(mostrem
a figura do tabernáculo).
- Leiam, 2 Coríntios 5:1:
“Porque sabemos que, se a
nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício,
uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
- Falem: Então, o que pode
representar as partes do Tabernáculo em relação ao corpo humano?
Para melhor compreensão,
apresentem o cartaz:
O
Pátio – parte externa: representa nosso corpo
O
Lugar Santo – parte interna: representa a alma
O
Santo dos Santos – parte mais interna: representa o Espírito
- Falem: Somos Tabernáculo
de Deus, pois temos o Espírito Santo que habita e está em nós e gozamos da
comunhão e presença do Senhor. Para termos este privilégio, nós entramos pela porta que é Jesus.
- Leiam: João 10:9:
“Eu sou a porta; se alguém
entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.
2 - Peçam para que os alunos
formem 01 círculo.
3 - Falem: Vamos dar um
passo a frente, simbolizando nossa entrada pela porta no Tabernáculo – lugar de
adoração ao Senhor.
4 - Falem: Este círculo representa
nosso estado ou situação dentro do Tabernáculo. Podemos estar no Pátio, no Lugar
Santo ou no Santo dos Santos.
5 – Para entrar no Pátio: este é o segundo passo(todos
devem dar um passo para frente)
- Falem:
É lugar de adoração a Deus
com santidade, separado do mundo.
Havia o Altar do Holocausto: Jesus ofereceu o sacrifício único, perfeito e
completo, morrendo por nós, perdoando nossos pecados.
Havia também a Pia de Bronze: representa a limpeza de
ação e pensamentos.
- Agora, realizem uma
leitura do salmo 15:
“SENHOR, quem habitará no
teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda
sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a
sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu
próximo;
A cujos olhos o réprobo é
desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e
contudo não muda.
Aquele que não dá o seu
dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca
será abalado”.
6 - Para chegar no Lugar Santo: é necessário o terceiro
passo((todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
Nele lugar, encontramos o Castiçal de Ouro: representa Jesus, a
luz do mundo.
Leiam João 8:12:
“Falou-lhes, pois, Jesus
outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas,
mas terá a luz da vida”.
- Já andamos na luz que é
Jesus. Temos o Espírito Santo que habita em nós, aqui simbolizado pelo azeite
que alimentava a chama do castiçal.
Leiam Ef 5.18b:“...Enchei-vos
do Espírito”.
- Falem: Havia também uma mesa com os Pães da Proposição, que nos remete a Cristo, o pão da vida.
Precisamos nos alimentar diariamente de sua Palavra.
Leiam João 6:48: “Eu sou o pão da vida”.
- Falem: Havia o Altar do Incenso – lugar de oração e
adoração ao Senhor. Devemos fazer o que está escrito no salmo 141.2: “Suba a
minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos
como o sacrifício da tarde”.
7 - Finalmente para chegar
no Santos dos Santos – é o quarto
passo((todos devem dar um passo para frente)
Nele havia a Arca da Aliança, que simbolizava a
presença de Deus. Este lugar era específico para o sumo sacerdote, que entrava
01 vez ao ano.
Mas, hoje entramos no
santuário através da obra redentora de Jesus. O Véu que separava a entrada foi
rasgado.
- Leiam Hebreus 10:19-23:
“Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que
ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote
sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro
coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má
consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a
confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
- Para concluir, falem:
Devemos desejar a presença de Deus no Santo dos Santos. Começando primeiro pelo
pátio, depois pelo Lugar Santo e por fim no Santo dos Santos - lugar de
comunhão na presença do Senhor.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
A
Melhor Pergunta
Perguntaram ao físico Martin Perl, ganhador do Prêmio
Nobel, ao que ele atribuía o seu sucesso. Ele respondeu: “À minha mãe. Todos os
dias, quando voltava da escola, ela me perguntava: “Então, Marty, você fez uma
boa pergunta hoje?”
Davi fez a melhor pergunta de todas: “Senhor, quem
habitará no teu santuário?”(Saçlmo 15.1). Há duas palavras que os antigos
judeus usavam para expressar a pergunta “Quem?” Uma é semelhante à nossa. Mas
Davi usou aqui uma outra palavra com o seguinte sentido: “Que tipo de pessoa
habitará perto de Deus?”
A resposta foi dada por uma série de características
pessoais: “Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de
coração fala a verdade”(v.2).
Uma coisa é conhecer a verdade; outra é obedecê-la. Deus
tem prazer em viver no seu santo monte com aqueles que são santos, que refletem
a verdade na qual crêem. Ele ama homens e mulheres que “vivem a verdade”.
Entretanto, esse salmo não trata de nenhuma santidade
própria, que nós achamos que nos qualifica para entrarmos na presença de Deus.
Trata-se antes da beleza de santidade
que Deus opera em nós, ao permanecermos em comunhão com Ele.
Quanto mais próximo estivermos de Deus, mais semelhantes
seremos a ele. DHR
Fonte: Nosso Pão Diário
Texto
Pedagógico
Método
Audiovisual
Entende-se
que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a
aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não,
como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou
documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou
de reflexão, etc.
1
- Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar
a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos
alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino,
numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma
cópia do mapa da viagem de Paulo.
2
- Mapas
Como
utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
- Apresentar um mapa e apontar para o local.
-
Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
-
Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
- Colocar no piso da sala figuras grandes de
pé direito e esquerdo, formando um caminho.
-
Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado
e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3
- Slides
A
organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como
utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o
público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides,
etc.
Além
disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.
4
- Filmes ou documentários
Para
sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos
relevantes:
Local
apropriado
Equipamento
disponível
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos
Tempo
de instalação dos equipamentos
Plano
B
Escolher
filmes adequados
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem
Filmes
longos são inadequados
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5
- Quadro Branco ou Quadro de Giz
O
quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro branco.
Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores
variadas(não use pincel atômico).
Você
pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências
bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho
de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no
quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.
6
- Música
A
utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e
aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas
classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos
ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser
usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7
- Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não
é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele
escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula
torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É necessário estimular
a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma
delas a leitura de textos e versículos.
Há
formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as
aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
-
Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É
muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria
utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor
de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de
recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem
comprometida. Então, é recomendável que
o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais
eficaz.
Acima
vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais
atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se
de que o aluno aprende:
20%
do que ouve
30%
do que vê
50%
do que vê e ouve
70%
do que ouve, vê e fala
90%
do que ouve, vê, fala e faz
Quanto
mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será! Observem os
pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula
expositiva):
-
Atrai a atenção
-
Desperta o interesse
-
Aumenta a retenção
- Vários sentidos estão sendo utilizados, como
a audição e visão
-
Promove a participação
-
Alunos motivados
-
Assiduidade
-
Aula mais eficaz
-
Mais interação
Que
tal começar nesta aula?
Por Sulamita Macedo.
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