Adolescentes - Currículo do Ano 2: Conselhos para o
dia a dia
Lição 07: Vença a Preguiça!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
Que
horas eles se acordam?
Acordam
sozinhos?
Usam
o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)
Alguém
fica chamando muitas vezes?
Que
atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
-
Agora, falem que o tema da aula será sobre a preguiça.
-
Agora, utilizem a dinâmica “Bicho
Preguiça”.
-
Trabalhem os pontos levantados sobre o
tema, contidos na lição.
-
Para concluir aula, pequem novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha
sido um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e
também para realizar as outras tarefas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo:
Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho preguiça
e da formiga.
Material:
Figura
do bicho preguiça
Figura
de formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco
Versículo
digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso;
olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem
que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas
características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e
comportamento do animal.
Aguarde
um pouco de tempo(3 minutos)
-
Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.
-
Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu,
dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou
negativas do animal que você acha que parece com você.
-
Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem
sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
Na
lição há algumas informações sobre este animal.
-
Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal),
mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas
pessoas possuem.
Daí,
a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça
que o ser humano pode apresentar.
-
Depois, mostrem a figura de várias formigas ou formigas de verdade dentro de um
frasco.
Vocês
já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade,
trabalhando.
-
Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois,
apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a
formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam
para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em
seguida novamente juntos.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam
na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e
do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário