Discipulado 2
– Novos Convertidos
Lição 08: O
Discípulo e a Mordomia Cristã
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
Professoras e professores, iniciem a aula cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês
mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Mordomia
Cristã.
- Perguntem: Qual a função principal de um mordomo?
Em quais áreas ele atua? Aguardem as respostas.
Nós somos mordomos? De quem? Do quê?
- Trabalhem as áreas da Mordomia Cristã.
- Utilizem a dinâmica “O Tempo e Eu”, que proporcionará a oportunidade de refletir sobre
a mordomia do tempo.
- Para concluir a aula, leiam o texto “A Navalha”, que possibilitará a
reflexão sobre a mordomia dos talentos.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Tempo e eu!
Refletir sobre a mordomia do tempo.
Enfatizar a importância do tempo destinado a
leitura e estudo da Bíblia, a oração e comunhão com Deus.
Material:
01 desenho de relógio grande
01 borracha e lápis grafite para cada aluno.
Procedimento:
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso
tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um
relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que
executa por dia.
- Perguntem:
Quais as
ações que demandam mais tempo?
Quais as ações são prioritárias?
Quanto tempo para o serviço do Reino de Deus?
Qual foi tempo destinado para a leitura e estudo da
Palavra de Deus?
E para a oração?
E para os cultos?
- Leiam:
“Tudo tem
seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Pv 3.1
- Falem: Temos muitas ocupações, mas precisamos
reservar um tempo de qualidade para buscar ao Senhor. O que precisamos
modificar no nosso relógio?
- Entreguem a borracha e o lápis grafite e
solicitem para que reorganizem o tempo destinado a leitura bíblica, oração, aos
cultos e para o serviço no Reino.
- Para finalizar, leiam:
“Ensina-nos
a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Sl
90.12
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: A Navalha
Era uma vez uma navalha de excelente qualidade, que morava numa
barbearia. Um dia em que a loja estava vazia, ela resolveu dar uma voltinha.
Soltou-se do cabo e saiu para apreciar o lindo dia de primavera.
Quando a navalha viu o reflexo do sol em si mesma, ficou surpresa e
encantada. A lâmina de aço lançava uma luz tão brilhante que, subitamente, com
excessivo orgulho, a navalha disse a si mesma:
- E eu vou voltar para aquela loja de onde acabei de fugir? É claro que
não! Os deuses não podem querer que uma beleza tal como a minha seja desonrada
dessa maneira. Seria loucura ficar aqui cortando as barbas ensaboadas daqueles
camponeses, repetindo sem cessar a mesma tarefa mecânica! Será que minha beleza
foi realmente feita para um trabalho desses? Certamente não! Vou esconder-me
num local secreto e passar o resto da vida em paz.
E em seguida foi procurar um esconderijo onde ninguém a encontrasse.
Passaram-se os meses. Um dia a navalha teve vontade de respirar ar
fresco. Saiu cautelosamente de seu refúgio e olhou para si mesma. Mas o que
tinha acontecido? A lâmina estava enferrujada e não refletia mais a luz do sol.
A navalha ficou muito arrependida pelo que havia feito e lamentou
amargamente a irreparável perda, dizendo:
- Como teria sido melhor se eu tivesse conservado em forma a minha linda
lâmina, cortando barbas ensaboadas! Minha superfície teria permanecido
brilhante e muna barba afiada! Agora aqui estou eu toda corroída e coberta pela
ferrugem! E não há nada a fazer! Autoria
desconhecida.
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