Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 08: O Ministério de Evangelista
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão
bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 08. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Começamos a estudar sobre os dons Ministeriais. Domingo, estudamos sobre
o dom de Profeta. Hoje, lição 08, vamos aprender sobre o dom de Evangelista. Trabalhem
este tema, seguindo os itens abaixo:
-
Para iniciar o estudo sobre a evangelização, utilizem a dinâmica “Anunciando”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Falem
sobre os objetivos dos 70 enviados por Jesus
A
Grande Comissão
O
dom ministerial de Evangelista
- Para finalizar a aula,
realizem uma das dinâmicas “O
Resgate” ou “Vestindo a
Camisa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção, professoras e professores da lição de
Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês
já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de
Aprendiz.
Você encontram as
orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis,
Discipulado 1 e Discipulado 2.
Dinâmica:
Anunciando
Objetivo:
Refletir sobre a evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o plano de
Salvação.
Material:
Chocolate para uma parte da
turma.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03
grupos.
- Orientem cada grupo da
seguinte forma:
Grupo 1: Vocês receberão
chocolate e quando estiver no grande círculo, deverão comê-lo imediatamente.
Grupo 2: Será oferecido a
vocês chocolate, quando estiver no grande círculo, mas não deverão aceitá-lo.
Grupo 3: Vocês não receberão
chocolate, não será oferecido chocolate para vocês, mas deverão pedir bastante,
quando estiverem no grande círculo.
- Juntem os 03 grupos,
formando um grande círculo.
- Agora, realizem os
comandos para cada grupo, já expostos acima.
- Depois, perguntem: O que
podemos refletir sobre a evangelização nestas 03 situações? O chocolate pode
representar quem ou o quê?
O chocolate pode representar
Jesus, o plano da salvação, a palavra de Deus.
Situação 01: São as pessoas
que aceitam o convite de salvação, porque alguém evangelizou.
Situação 02: São as pessoas
que ouvem, mas não aceitam, rejeitam a palavra de Deus.
Situação 03: São as pessoas
que não são evangelizadas, tem sede de salvação, mas ainda não foram
alcançadas.
- Para finalizar, reflitam
sobre a importância da evangelização e o que estamos fazendo para anunciar o
evangelho.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
O Resgate
Objetivo:
Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
- Lanternas, velas ou
isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo
da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará
aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e
aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou
isqueiros.
O grupo 02 representará
aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma
faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações
expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01,
leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou
isqueiros.
- Agora, apontando para o
grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre
os olhos.
- Em seguida, perguntem para
o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das
trevas?
Certamente as respostas
serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que
o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da
mensagem do Evangelho.
Observação muito importante:
Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não
aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem
deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo
01.
- Concluam, falando que
devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do
Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso com a evangelização e missões.
Material: 01
folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno
01 folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que
façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem
e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a
Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Temos
também a responsabilidade individual de transmitir os valores do Reino de Deus,
através da propagação do evangelho.
- Falem: Fazer este trabalho
de evangelização local, nacional ou transcultural, alguns aceitam ou rejeitam,
ou perseguem, trazendo momentos de dificuldades, pensamos até que vamos
naufragar, não alcançando o objetivo proposto.
- À medida que vocês falarem
nas dificuldades, vocês retiram a extremidade da direita e da esquerda do
barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem, falando: Apesar
das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco.
- Leiam Mt 8. 24 a 27.
- Falem:
Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas),
Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino,
decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
- Perguntem: O que significa
“Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas
terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.
A folha deve ficar dobrada
ao meio, não abrir a folha completamente!
- Falem: Quem entra no
Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a
Palavra de Deus, com os valores do Reino e a propagação do evangelho.
- Perguntem: Estamos
realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia original de
transformar a dobradura do barco em camisa desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Como
utilizar bem o tempo de aula da EBD
Não
perca tempo!
Vamos
pensar um pouco sobre o tempo de aula da Escola Bíblica Dominical. Nas escolas
seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50 minutos de
duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias. Na EBD, temos 01 aula
semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o
ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve
ser bem utilizado.
Você já parou para pensar nesse
tempo de aula da EBD, relacionando a totalidade de tempo semanal que seu aluno
está exposto a muitas formas de informação e influência? Com certeza é um
espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados
para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Uma
das formas de utilizar bem o tempo da aula da EBD é realizar o planejamento de
ensino, para que o momento da aula seja ocupado com o estudo e com atividades
importantes e consistentes para o tema a ser abordado. A outra forma é
executá-lo com sucesso.
Ao
iniciar a aula, mantenha um contato com os alunos, de forma breve. Na parte
inicial das lições que são publicadas neste blog, coloco repetidamente algumas
sugestões de como realiza-la, que deve acontecer antes de começar o estudo da
lição. Com certeza, você já deve conhecer!
Em
seguida, faça a introdução do tema, também de forma rápida, situando o aluno no
contexto da lição, associando o tema com aulas anteriores, estimulando o aluno
para o que vai ser estudado neste dia. Lembre-se de que a aula não começa aqui,
pois já teve seu início naquele momento inicial, já citado no parágrafo
anterior.
Depois,
utilize o tempo com o desenvolvimento da lição, mantendo o foco da aula, com a
explanação do tema a ser estudado e execução de atividades relevantes. Utilize
métodos variados e técnicas adequados ao assunto e para os alunos. Veja, no marcador “Textos Pedagógicos” deste
blog, textos sobre diferentes formas de dinamizar as aulas da EBD.
Para
conclusão da aula, reserve um tempo para fazer o fechamento da lição, enfatizando
os pontos mais importantes, levando o aluno a refletir sobre estes ensinamentos
para sua vida prática. Daí, a necessidade de contextualizar o tema da aula com
o tipo de aluno que você tem, desde a o desenvolvimento da lição, para que
neste momento de finalizar a aula, o aluno possa também fazer suas próprias
conclusões.
Não
há necessidade de uma rigidez temporal cronometrada pelo relógio de forma
exagerada, para a execução das 03 partes da aula – a introdução, o desenvolvido
e a conclusão. É necessário apenas um olhar atento e cuidadoso para que não
haja perda de tempo. Veja esta sugestão, para uma aula de 60 minutos: reserve
10 minutos para a introdução, 40 minutos para o desenvolvimento, 10 minutos
para a conclusão, aproximadamente.
Há
professores que não planejam a lição, nem têm cuidado com o tempo de aula e
pode achar que 50 a 60 minutos é um grande intervalo temporal para a aula.
Então, começa a contar histórias pessoais ou de outrem, divaga pelo assunto sem
objetivo, quando percebe o tempo já passou e resta pouco tempo para coisas
importantes. Dessa forma, o professor manteve o tempo de aula ocupado, mas foi
mal utilizado. Daí, a importância de ler a lição, destacando os pontos mais
importantes para trabalhar primeiro, depois os outros pontos serão abordados.
Planeje a aula, não improvise.
O
professor, tendo conhecimento de como dividir o tempo de aula, não desperdiçará
este momento precioso de ensino da Palavra de Deus, saberá o que vai realizar
dentro da organização previamente feita e o tempo será ocupado e bem utilizado.
“Tudo
tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do
céu”(Ec 3:1), inclusive ministrar uma boa aula, utilizando bem o tempo!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário