Discipulado 2
– Novos Convertidos
Lição 07: O
Discípulo e o Perdão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
Professoras e professores, iniciem a aula cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos
e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês
mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Perdão.
- Solicitem a 02 alunos que relatem, objetivamente,
uma situação que vivenciaram sobre o perdão. Depois, comecem, a partir das
histórias relatadas, organizar as ideias dos alunos sobre o que seja perdão e
também acrescentem outras informações que complementem a formulação deste
conceito.
- Trabalhem sobre: Fonte do perdão, como perdoar, consequências do perdão.
- Utilizem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
- Para concluir, leiam o texto “A História do Lápis”.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Abrindo o Coração
Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia do
perdão.
Material: 01 chave de metal ou confeccionada de cartolina
com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para
que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é
mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada
para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma
chave.
- Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso,
sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras,
ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: A História do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma
carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história
que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A
avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-
Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as
palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando
crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
-
Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
-
Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se
você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.- Primeira
qualidade: Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que
existe uma mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve
sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
-
Segunda qualidade: De vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e
usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele
está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão
ser uma pessoa melhor.
-
Terceira qualidade: O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar
aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é
necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da
justiça.
-
Quarta qualidade: O que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que
acontece dentro de você.
-
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma
maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços e procure ser
consciente de cada ação. Autor desconhecido.
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