Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no
Mundo
Lição 08: Levando o evangelho para a escola
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone
ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem do tema da aula: Levando o Evangelho para a Escola.
-
Iniciem o estudo da lição, falando que a escola é um lugar onde eles passam
muito tempo em convivência com vários colegas. Afirmem que, no estabelecimento
de ensino, eles são testemunhas de Jesus, através de seu comportamento como
também através da evangelização. Para tanto, eles são sal e luz entre os
colegas.
-
Em seguida, utilizem duas dinâmicas “Luz
do Mundo” e “Sal da Terra”.
-
Posteriormente, trabalhem com os alunos formas de evangelizar os colegas,
professores, funcionários da escola, aproveitando as oportunidades.
-
Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01
vela
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo. Apresentem uma vela e falem que ela vai
representar o crente.
- Acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia, além
de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas, ceder a
pressão dos colegas para realizar algo inapropriado para o cristão etc. Então,
em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
Se
não resistirmos aos apelos mundanos, nossa luz será apagada!
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03
copos transparentes com água
01
colher de chá
01
colher de sopa de sal.
Procedimento:
-
Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o
mundo.
-
Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
-
Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
-
Coloquem:
Um saquinho de sal dentro de um copo – não
retire a embalagem(situação 01);
Um
saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
Uma
colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
-
Pergunte: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
-
Aguarde as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria
para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que
melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
-
Questionem:
Para
as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal
da terra, se estar isolado do mundo?
Para
a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos
deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
Estamos
no mundo, influenciando-o como Sal da terra.
-
Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom
é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E
dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou
deste mundo”. Jo 8.23
“Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
-
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os
alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão
como sal da terra.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
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