Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 08: Rico, porém tolo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 08. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será sobre a parábola do homem rico insensato.
-
Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 12:16-21:
“E
propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido
com abundância;
E
arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus
frutos.
E
disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e
ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E
direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos;
descansa, come, bebe e folga.
Mas
Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens
preparado, para quem será?
Assim
é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”.
-
Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “O
Tesouro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tesouro
Objetivo:
Refletir
sobre o apego aos bens materiais e enfatizar a importância de acumular tesouros
no céu.
Material:
Figuras
de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular,
ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita,
dinheiro, som etc.
02
tubos de cola
02
tesouras
02
cartolinas
01
rolo de fita adesiva
01
caixa dourada ou 01 baú pequeno com o nome “Caixa do Tesouro”.
Digitar
os versículos de Mateus 6:19-21 e colocar dentro da caixa dourada
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
-
Entreguem para cada grupo:
Figuras
de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular,
ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro,
som, etc.
01
tubo de cola, 01 tesoura, 01 cartolina
-
Forneçam as seguintes orientações:
Escolham
as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem
as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso
eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos
desejados ou escrevam os nomes.
O
tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.
-
Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):
A
razão da escolha dos objetos.
Vocês
já possuem estes objetos e querem outros mais novos?
Os
pais podem dar estes objetos?
-
Depois, falem: A verdadeira prosperidade não consiste em bens terrenos, mas em
tesouros eternos, espirituais, e numa vida abundante que consiste no equilíbrio
entre o aspecto material e o espiritual, crendo na providência divina.
-
Enfatizem que é necessário o cuidado quanto importância elevada dada a um em
detrimento do outro. Mas, que deve haver equilíbrio, pois Deus não condena a
riqueza, mas o amor ao dinheiro (I Tm 6.10).
-
Para finalizar, apresentem uma caixa dourada ou um baú pequeno com o nome
“Caixa do Tesouro”. Peçam para um aluno abrir. Ele vai encontrar um papel com
os versículos abaixo, que deverá ler:
“Não
ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os
ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a
ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver
o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mateus 6:19-2.
Por
Sulamita Macedo.
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