Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no
Mundo
Lição 07: Minha família, um campo missionário!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem do tema da aula: Minha Família, um Campo Missionário!
-
Apresentem as 03 situações abaixo, digitadas e coladas em cartolina:
Aluno
evangélico em família evangélica
Aluno
evangélico em família parte evangélica
Aluno
evangélico em família não evangélica
-
Em seguida, perguntem para cada aluno qual situação ele está inserido,
colocando o nome dele ao lado da situação.
-
Falem sobre a criação divina da Família e seus propósitos.
-
Falem da situação das famílias de hoje e em seguida perguntem com quem os
alunos convivem(moram). Possíveis respostas: com o pai e mãe, somente com a
mãe, somente com o pai, com os avós, com tios ou tias, outras situações.
-
Entreguem para cada aluno ½ folha de papel ofício e solicitem que desenhem os
componentes de sua família(com quem mora).
-
Em seguida, falem para que eles escrevam a função de cada pessoa na família, na
folha do desenho.
-
Falem sobre a função que cada pessoa da família deve exercer. Dentre as
funções, enfatizem o ensino da Palavra de Deus e a evangelização, dependendo do
tipo de família que tem(apresentada no início da aula).
-
Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.
-
Para concluir utilizem a dinâmica “Anunciando!”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Anunciando!
Objetivo:
Refletir de que forma assimilamos e propagamos a Palavra de Deus.
Material:
01 bola pequena de isopor, 01 giz, 01 esponja e 01 vasilha com água.
Procedimento:
-
Apresentem a água (dentro da vasilha) e falem que ela representa a Palavra de
Deus. Os demais objetos representam as pessoas.
-
Depois, coloquem a bola de isopor dentro da água.
- Depois o giz.
-
Em seguida, coloquem a esponja.
-
Perguntem: O que vimos? O que aconteceu com cada objeto? Quais deles absorveram
água?
Aguardem
as respostas.
-
Podemos ser comparados a que tipo de objetos?
Como
estamos agindo ao partilhar o evangelho ou o ensino da Palavra de Deus?
A
bola de isopor que não absorveu a água?
O
giz que absorveu água, mas não compartilha com ninguém?
A
esponja que absorve, também libera água e continua com água?
-
Para concluir, falem da importância do ensino da Palavra de Deus no lar e a
evangelização para os familiares ainda não alcançados pelo evangelho.
Ideia
original da dinâmica: desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário