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segunda-feira, 5 de maio de 2014

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 06: O Ministério de Apóstolo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 06. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Nas 03 últimas lições estudamos sobre os Dons Espirituais. Teremos 5 lições para  estudar sobre os Dons Ministeriais: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre ou Doutor.
- Falem: Hoje, lição 06, vamos aprender sobre o ministério de Apóstolo.
Trabalhem o que seja a palavra “Apóstolo”.
Forneçam informações sobre o Colégio Apostólico
Analisem as características do apostolado de Paulo
Apresentar dados sobre o dom de Apóstolo
Existência do ministério de Apóstolo na atualidade
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Abrindo Caminhos”.
Vejam sugestão abaixo para comemorar o dia das Mães.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção, professoras e professores da lição de Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Você encontram as orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.

Dinâmica: Abrindo Caminhos
Objetivo: Iniciar ou concluir o estudo sobre o dom de Apóstolo.
Material:
01 caixa de presente
A expressão “Dom de Apóstolo” digitada
Vários objetos como: Chave, Bíblia, coração, lanterna, figura de mãos e pés, figura de pessoa orando, liga de plástico, lista com os Dons Espirituais.
01 Caminho confeccionado com 01 folha de papel madeira
Vários obstáculos(objetos que devem ser colocados no caminho)
01 medalha de ouro ou 01 troféu
01 colete ou um jaleco
01 sacola
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe.
- Entreguem para ela um presente e peçam para que abra.
- Ao abrir o presente, ela encontrará a expressão: Dom de Apóstolo.
- Em seguida, peçam para que a pessoa leia a expressão para a turma.
- Falem: O dom de Apóstolo é uma dádiva de Deus e é considerado um dom ministerial.
- Coloquem um caminho feito de papel madeira e com vários obstáculos e peçam para que a pessoa fique no início.
- Depois, coloquem sobre esta pessoa um jaleco ou um colete e falem que o apóstolo deve ser revestido de autoridade espiritual.
- Em seguida, falem: Um apóstolo é enviado para implantar igrejas, pregar o evangelho a povos não alcançados. Isto é, abrir caminhos antes não existentes, daí as dificuldades e desafios para evangelizar e implantar e edificar as Igrejas.

Para tanto, ele precisa de várias ferramentas( já citadas no item material). Então, entreguem uma sacola ou uma caixa com as ferramentas. Vejam abaixo o que cada objeto ou figura pode representar:
Coração: Amor pelas almas e pela obra de Deus
Chave: Abre oportunidades
Bíblia: Fundamento da Igreja
Lanterna: Luz do evangelho
Figura de mãos e pés: ações e atitudes
Figura de pessoa de joelhos: Oração, jejum e comunhão com o Senhor.
Liga: Unidade de propósito
Lista com os Dons Espirituais
- Em seguida, peçam para que o “apóstolo” mostre para a turma o conteúdo da sacola. Cada objeto ou figura deve ser analisado quanto à importância deles para o ministério de Apóstolo.
- Para concluir o “apóstolo” deve andar pelo caminho, afastando os obstáculos e quando ele chegar ao final, entregar uma medalha de ouro ou um troféu para ele, simbolizando a concretização de ações e a vitória alcançada.
- Para concluir, leiam:
“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”(Salmo 126:6).

Por Sulamita Macedo.

Atenção:
Próximo domingo será comemorado o dia das Mães. Se sua classe for formada por mulheres e mães não se esqueçam de mencionar esta data, parabenizá-las e realizar algo alusivo a este momento.
Sugiro a dinâmica “Teia da Vida”, mas se preferir há outras que vocês encontram na categoria “Dinâmicas para o Dia das Mães” deste blog.

Dinâmica: Teia da Vida
Objetivo: Refletir sobre o privilégio de ser mãe.
Material:
01 novelo de cordão ou lã
½ folha de papel ofício para cada mãe
01 prendedor de roupa com um coração de EVA colado nele(01 para cada mãe)
Procedimento:
- Organizem as mães em círculo.
- Perguntem: O que temos em comum?
As respostas devem girar em torno de que são mulheres, mães, pertencem a um mesmo grupo(classe de EBD, departamento feminino, conjunto, família  etc.)

- Enfatizem que neste dia festivo a característica comum seria de que todas são mulheres e mães.
- Entreguem, para cada mãe, ½ folha de papel ofício, e peçam para que elas escrevam o(s) nome(s) do(s) filho(s).
- Em seguida, apresentem um novelo de cordão.
- Falem: Cada pessoa vai enrolar o cordão em um dos dedos, fala os nomes dos filhos e como se sente por ser mãe e joga o novelo para outra pessoa do círculo, que fará o mesmo procedimento. Isto deve acontecer até que todas terminem.
Depois que jogar o novelo para outra pessoa, a mãe deve prender o papel com os nomes dos filhos no fio, utilizando um prendedor de roupa.
- Falem: Nós formamos aqui uma teia da vida, pois nós mulheres temos o privilégio de ter o berço da vida. Geramos todos estes filhos e filhas. Estamos interligadas pela mesma razão.
- Para finalizar, façam uma oração pelas mães e seus filhos e filhas.
Ideia original da formação da teia desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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