Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 09: O Ministério de Pastor
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 09. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Estamos estudando sobre os dons Ministeriais. Já estudamos sobre o
ministério de Apóstolo, Profeta e Evangelista. Hoje, lição 09, vamos aprender
sobre o ministério de Pastor.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
- Para finalizar a aula,
realizem a dinâmica “Ministério
Pastoral”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção, professoras e professores da lição de
Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês
já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de
Aprendiz.
Você encontram as
orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis,
Discipulado 1 e Discipulado 2.
Dinâmica:
Ministério Pastoral
Objetivo:
Exemplificar e refletir
sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar a importância dos
colaboradores no ministério pastoral
Material:
Vários objetos de tamanhos e formas diferentes
- Escolham uma pessoa da
turma para representar a figura do pastor.
- Falem sobre as inúmeras
funções de um pastor.
Para cada função citada,
entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não haja mais condições
por causa da quantidade.
- Falem: Observem que o
pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do rebanho e administrar
de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
- Falem: É necessário também
divisão de tarefas no ministério de pastor, para que haja um bom exercício das
múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada não é possível e para que
haja responsabilidade, é necessária a cooperação de outros para poder trabalhar
de forma exitosa.
- Neste momento, perguntem:
Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos membros e congregados para
colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem as respostas.
- Para concluir, apresentem
estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo, o
líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés
também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E acontecia que, quando
Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua
mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso
tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão
e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram
as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Leitura
nas aulas da EBD
Há variadas formas de promover a
participação dos alunos nas aulas de Escola Bíblica Dominical(EBD). A leitura
de textos e versículos realizada pelos alunos é também uma das maneiras de
oportunizar a participação deles nas aulas. Quer saber como? Leia este texto!
O
ato de ler de que trata este texto não se refere à leitura da lição durante a
aula. Há professores que procedem assim, não sei se por falta de conhecimento
pedagógico ou porque não se preparam para a aula, então leem um tópico e em seguida
fazem um comentário. Ler a lição não é ministrar aula! A lição deve ser lida em casa, pelo menos
duas vezes antes da preparação da aula. Não quer dizer com isto que o professor
está proibido de ler algum trecho pequeno da lição, mas caso haja necessidade
disto que seja de forma esporádica.
Não é recomendável que o professor
leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e
exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos
passivamente escutam... escutam... É necessário estimular a atenção deles,
oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura.
Há formas diferenciadas de leitura
de textos que podem ser utilizadas durante as aulas . Então, vejam a seguir algumas
sugestões:
-
Leitura compartilhada: Todos os alunos possuem o mesmo texto e cada pessoa ler
uma parte dele, que pode ser por parágrafo ou o professor indica quem vai ler e
em um determinado momento pede que ele pare, para que outros continuem, até concluir
a leitura do texto por completo.
-
Leitura pontuada: É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Para
realizá-la são necessários alguns cuidados:
.
Indicar quem inicia a leitura e a apontar a ordem sequencial da leitura, isto
é, sempre do lado direito de quem está lendo.
.
Orientar que um aluno vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (?
, . !) ele para, em seguida o colega do lado direito continua e para
quando encontrar outro ponto, e assim
por diante até terminar o texto.
. Se
alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto. A leitura torna-se
engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos
colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
. A
leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar, mas a
tentativa vale a pena.
.
Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.
-
Leitura dialogada: É utilizada com textos no qual há diálogos. Para sua
realização é necessário definir quem são os personagens. Em muitos casos,
também se escolhe o narrador. É uma leitura feita com a colaboração de várias
pessoas com suas falas, observando o momento de cada um ler, para isto é
importante que todos os participantes estejam de posse de uma cópia do texto.
A
leitura de versículos e de textos na aula da EBD é um estímulo à participação
dos alunos, proporciona a fixação da Palavra de Deus, além de oportunizar o
contato com outros tipos de textos. O professor pode também fazer indicação de
leitura de livros, revistas ou de textos da internet sobre o tema da lição,
para aprofundamento do estudo realizado em classe.
Que
tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Descobri hj o site, estava procurando uma dinâmica para pré-adolescentes. Vou divulgar para os professores das outras classes tb.
Muito obrigada Sulamita por compartilhar conosco idéias preciosas! Deus te abençoe querida!! Um grande abraço!
Edilane Cordeiro
Edilane Cordeiro, seja bem-vinda ao blog. Fico feliz ao saber que aqui você encontrou o que procurava. Obrigada pela divulgação do blog para outros professores.
Faça bom proveito e volte sempre!
Postar um comentário