Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 06: A Moeda Perdida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 06. Vejam as sugestões abaixo:
-
Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “A
Moeda”.
-
Falem que o tema da aula será sobre a parábola da Dracma Perdida.
Falem
o que é dracma: uma moeda grega.
-
Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 15:8-9:
“Ou
qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a
candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E
achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já
achei a dracma perdida”.
Observação:
vocês podem também fazer a encenação desta parábola, para tanto vocês vão
precisar de: 10 moedas, 01 vela, 01 vassoura, 01 pessoa para representar a
mulher e os demais alunos farão o papel das “amigas”.
-
Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Moeda
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a parábola da Dracma Perdida.
Material:
01
caixa pequena e dourada
10
moedas de chocolate envolvidas em papel dourado
Observação:
vocês encontram este tipo de moeda nas lojas que vendem balas e afins.
Procedimento:
-
Apresentem uma caixa pequena e dourada. Dentro dela deve estar 09 moedas.
-
Falem que nela há algo de muito valor.
-
Peçam para que os alunos olhem o que é.
-
Falem: Estas 10 moedas eu guardei aqui, pois elas têm muito valor. Vou contar
para ver se estar tudo certo.
-
Então, peçam aos alunos para contar com vocês a quantidade de moedas.
O
total será de 09. Conte novamente. O resultado será 09.
-
Então, falem: Perdi uma moeda. Ajudem-me a encontrá-la.
Os
alunos devem procurar a moeda até encontrá-la.
Observação:
antes da aula começar, vocês devem esconder 01 moeda na classe em um lugar não
muito fácil, para dar um certo trabalho.
Caso
não encontrem a moeda, façam aquela brincadeira “Está quente, está frio”, até
que encontrem.
-
Depois, falem que na aula de hoje será sobre uma parábola de Jesus que trata de
um assunto semelhante a este.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
-
Se houver condições, distribuam 01 moeda de chocolate para cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário