Juvenis -
Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 06: Geração Saúde
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição 06. Vejam as sugestões abaixo:
-
Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e
Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.
O
que vocês acham dessas figuras?
Aguardem
as respostas.
-
Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica “Geração
Saúde?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo:
Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma
exagerada.
Material:
01
bola pequena
01
tubo de cola branca
Água
ou areia
Nomes
digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas
energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Encham as 08 garrafas com água ou areia.
-
Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem
segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético,
anabolizantes.
-
Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que
vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
-
Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola
para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras, mesa etc.
-
Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam
ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.
-
Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais
garrafas.
-
Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
-
Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que
todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a
participação dos alunos.
-
Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer
exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação, equilíbrio.
Ideia
original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário