Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 04: A Providência Divina na Fidelidade Humana
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Providência Divina na Fidelidade Humana.
-
Depois, perguntem:
Quais
os desafios que os cristãos enfrentam na atualidade quanto a sua fé em Deus?
Escutem
atentamente cada resposta e escrevam no quadro. Se necessário, acrescentem
outras.
-
Depois, falem: Estes são os desafios que nós os crentes fiéis enfrentamos no
cotidiano quanto a fé cristã. Na lição de hoje, vamos estudar sobre um desafio
enfrentado por 03 jovens, Sadraque, Mesaque e Abedenego, que resolveram não se
prostrar diante da estátua do rei Nabucodonosor.
-
Agora, peçam para que os alunos relatem este acontecimento. Cada aluno deverá
dizer uma frase, completando a história que começa assim:
O
rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro...
Esta
atividade tem o objetivo de fazer lembrar os alunos sobre os acontecimentos
desta narrativa. Alguns alunos podem não conhecer ou não se lembrar dos
detalhes desta história, daí a importância de recontá-la, para que o tema a ser
estudado de forma contextualizada seja compreendido e significativo.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Na
Fornalha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Objetivo:
Refletir e reconhecer que nas dificuldades Jesus está conosco.
Material:
01 caixa de palitos de
fósforos(tipo longo).
Procedimento:
- Leiam Daniel 3. 12, 15,
17, 19, 20, 21, 24, 25, 27.
- Solicitem que os alunos
acompanhem em suas Bíblias a leitura citada.
- Falem: Lemos o relato
sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha, mas neste momento de
extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com
eles, guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há momentos que também nos
sentimos como se estivéssemos na fornalha, Jesus não nos prometeu ausência de
problemas, mas que estaria conosco, conforme lemos em João 16.33 e Mateus
28.20b.
- Solicitem agora para que
alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se estivessem
na fornalha. Para tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto
a chama estiver acesa, contem qual foi o problema e a solução e como se sentiu
amparado por Jesus. Caso a chama se apague antes do aluno terminar o relato,
deixe que ele conclua.
Dessa forma, isto é, com o
fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se
apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.
- Ao término de cada relato,
leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da aflição”.
- Para concluir, façam uma
oração pelos alunos que estão passando por problemas, isto é, estão na fornalha
da aflição.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Método de Perguntas e Respostas
O Método de Perguntas e Respostas
consiste em lançar uma pergunta para os ouvintes, de forma que promova nos
alunos um momento de reflexão para emitir suas respostas.
Neste método é requerida uma
pergunta bem elaborada, evitando assim respostas factuais e que conduzam a
resposta com sim, não, não sei, talvez etc.
A utilização deste método nas aulas
da EBD pode ser tanto no início, no meio ou final da aula, dependendo então do
momento, que o professor desejar, previamente pensado na execução do
planejamento.
A pergunta pode ser emitida, para
turma, oralmente ou apresentada por escrito; depois de sua apresentação,
aguarde um pouco de tempo e comece a anotar as respostas no quadro ou
cartolina. Caso as respostas não apareçam de imediato, provoquem os alunos para
que eles falem.
As vantagens de sua utilização
podem ser observadas, pois com sua inserção na aula, o professor está
oportunizando a participação do aluno na aula, além de conhecer o que o aluno
sabe sobre o tema.
Quanto às desvantagens, podem ser
citadas:
- O aluno não conhecer o tema e não emitir
resposta;
- Outro que emite a resposta e ter vergonha de
estar errada e temer que pode acontecer atitudes inadequadas dos colegas devido
a resposta dele – isto deve ser corrigido pelo professor, para que todos possam
ter coragem de falar e saber que vai ser respeitado;
- Despreparo do professor em aceitar todas as
respostas e depois não saber como extrair delas elementos para a análise final.
Não descarte nenhuma resposta, mesmo que esteja
errada, incompleta ou não fazer sentido ao que foi perguntado. Todas as
respostas devem ser observadas, pois ao ser lançada a pergunta, as respostas
aparecerão.
Depois, é importante analisar todas as respostas,
apresentando os argumentos bíblicos para o desfecho da análise. Dessa forma, o
aluno perceberá que o professor “aproveitou” suas ideias, não deixando-as de
lado e, certamente, em outras ocasiões continuará a querer participar, ao invés
de se fechar, se o professor fizer de conta que não escutou uma resposta ou não
dando atenção ao aluno pela emissão de algo errado ou descabido ou porque o
professor não cortou de imediato as ações de pouco caso dos colegas etc.
Jesus utilizou-se de várias formas
de ensinar, dentre eles o de Perguntas e Respostas. As perguntas lançadas por
Jesus objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar,
instigando à dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer:
Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou
dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?” Mt 16.13.
Que tal seguir o exemplo do Mestre dos mestres?
Utilize o método de perguntas e respostas nas aulas da EBD, ele fica muito bem
nas aulas expositivas! Observe as orientações deste texto e faça bom proveito!
Por
Sulamita Macedo.
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