Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 02: O Espírito Santo e a Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem sobre o título da lição: O
Espírito Santo e a Igreja.
-
Falem sobre a promessa da descida do Espírito Santo feita por Jesus.
-
Leiam em Atos o cumprimento desta promessa, no dia de Pentecostes.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
-
Falem sobre a importância e finalidade do batismo no Espírito Santo.
-
Falem que esta promessa também se estende a nós hoje que estamos no século XXI.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar
a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
Material:
01
versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês,
Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários
idiomas, através da Bíblia on line.
Português:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved
the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol:
Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para
que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die
Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn
glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant
aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que
chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie
éternelle.
Procedimento:
-
Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e
audível.
-
Leiam Atos 2. 2 a 4.
-
Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito
Santo.
-
Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos, conforme descrito
no item material.
-
Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
-
Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação:
Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem
pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para
falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
-
Depois, afirmem: Esta é apenas uma representação mínima do que aconteceu no dia
de Pentecostes, vocês podem imaginar a grandiosidade deste evento, causando
admiração dos que não conheciam a promessa e alegria dos que já esperavam seu
cumprimento?
Por
Sulamita Macedo.
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