Texto
Pedagógico
Monitoria
na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem de
caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula a iniciação
docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se faz presente
também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma mais escassa.
Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a orientação e
supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar atividades
didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições auxiliares junto
ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em curso.
Jesus escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na
vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino e enfrentassem situações
diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao
monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que
estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar
as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em
serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois
estava preparado, capacitado e com experiência para o trabalho. “E espero no Senhor Jesus que em breve vos
mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo
no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos,
nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre
treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a
orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização
de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical, quais as possibilidades de
haver esta prática?
Partindo do princípio de que há necessidade de novos
professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser uma forma de iniciação
à docência, proporcionando familiaridade do monitor com planejamento de aula,
pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução de outras atividades
correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma conjunta com o
professor.
Para
o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária
ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores
tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa
para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição,
que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que
tenham espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser
monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de EBD, para a monitoria,
traz benefícios para a descoberta de professores, tendo em vista esta atividade
possibilitar a apropriação de habilidades didáticas, formando um futuro
professor com experiência nas atividades colaborativas de aprendizagem,
capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A Palavra de Deus
adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de
que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm 2.15).
Outro ponto importante, para a existência da monitoria na
EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa quando designado para assumir
uma classe, trazendo-lhe desconforto, preocupação, insegurança e até medo para
assumir a função por falta de preparo de como ministrar uma aula. Havendo
alunos monitores, a superintendência tem maior possibilidade de escolha dos
docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor devem ser concentradas no
sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD. O monitor não será um
substituto do docente, pois suas ações devem ser executadas na presença do
professor. Quando o docente precisar faltar a EBD, deve manter contato com
outro professor para que ministre a aula, não deixando a aula a cargo do
monitor.
Mas,
vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
-
Expor uma parte da lição.
-
Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
-
Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo,
execução de dinâmicas etc.
Após
a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor
sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os
negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim
repetição de falhas.
O
tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa,
pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da
maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja
orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos,
seminários de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas, textos
de conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de informações
sobre o processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto,
a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a formação em serviço
a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a
receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além de que devem estar
disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor
deve também se esforçar e ser estimulado a exercer suas ações com vista ao
exercício da docência na EBD.
Que
tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Ótimo. Que DEUS continue te abençoando.
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