Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que
Ensinam
Lição 03: Cristão passa por tribulação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo do tema, colocando no quadro ou cartolina a pergunta do título
da lição: Cristão passa por Tribulação?
-
Falem sobre a palavra tribulação, apontado outras com mesmo significado, como
problema, dificuldade, sofrimento.
-
Falem: Gente, qual a opinião de vocês, o cristão passa por tribulação?
Aguardem
as respostas. Depois leiam II Co 4. 8 e 9.
-
Em seguida, afirmem que o cristão passa por dificuldade, sofrimento, tribulação
e que este é o tema da aula de hoje, que se encontra na segunda carta de Paulo
aos irmãos de Corinto.
-
Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento
do aluno com a aula.
-
Não se esqueçam de contextualizar o tema da aula com o tipo de aluno que você
tem, isto é, após a apresentação dos sofrimentos que o Apóstolo Paulo passou,
deixem espaço para que os alunos falem dos problemas que enfrentam atualmente.
Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Tempestade”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempestade
Objetivos:
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos
na vida cristã.
Confirmar
que temos socorro em Jesus, aquele que acalma as tempestades.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno
03
metros de TNT azul
01
mesa pequena
01
fita adesiva
Procedimento:
-
Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles
façam um barquinho, usando a técnica da dobradura (aquela que eles faziam quando criança).
-
Enquanto isso, organizem o TNT na mesa de forma que dê ideia de um mar revolto.
-
Peçam para que os alunos coloquem seus barcos no mar revolto. Se julgar
necessário, utilizem fita adesiva para fixar os barquinhos.
-
Falem para os alunos que o mar revolto representa as situações adversas que
enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que
pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento
refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa
falar para os colegas.
-
Há também outras situações que precisamos do socorro de Jesus para acalmar a
tempestade. Leiam: Mt 8.23 a 26.
-
Façam uma oração pelos alunos, apresentando as dificuldades que eles estão
passando.
-
Em seguida, com a ajuda de outra pessoa, estirem o TNT, representando o mar sem
a tempestade.
Por
Sulamita Macedo.
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