Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 03: O Deus que Intervém na História
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo, perguntando para os alunos:
Vocês
sonharam na noite passada?
Como
foi o sonho?
Qual
o significado do sonho?
Aguardem
as respostas.
-
Falem: É muito comum as pessoas não se lembrarem do que sonharam durante a
noite. Quando as pessoas se lembram, não entendem o que pode significar o
sonho.
-
Falem, ainda: O tema da aula de hoje está focalizado em um sonho do rei
Nabucodonosor, que ele não se lembrava, mas exigiu dos sábios descobrir qual o
sonho e a interpretação.
-
Para trabalhar sobre o sonho, utilizem a dinâmica “O Sonho do Rei”.
-
Agora, trabalhem outros pontos da lição que ainda não foram mencionados na
dinâmica.
- Para concluir, falem que Deus conhece o futuro e revelou através do sonho profético do rei, os reinados que se sucederiam. Enalteçam o poder de Deus em revelar o sonho e sua interpretação para Daniel.
- Para concluir, falem que Deus conhece o futuro e revelou através do sonho profético do rei, os reinados que se sucederiam. Enalteçam o poder de Deus em revelar o sonho e sua interpretação para Daniel.
Depois,
leiam:
“Mas
há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei
Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões
da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes...”(Dn 2:28).
“Respondeu
o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor
dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério”(Dn 2:47).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Sonho do Rei
Objetivo:
Apresentar de forma prática o estudo sobre a estátua do sonho do rei
Nabucodonosor.
Material:
01
folha de papel madeira ou peso 40 grande
01
pincel atômico
Papel
laminado dourado e prateado
01
tubo de cola
Barro
01
pedra
Nomes
digitados: Babilônico, Medo-persa, Grego, Romano, Anticristo
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Leiam sobre o sonho do rei Nabucodonosor, que se refere a estátua, em Daniel 2.
31 a 33.
-
Depois, montem com os alunos “uma estátua”.
Para isto, façam o contorno do corpo humano
com pincel atômico.
Agora,
falem: Qual o material da cabeça da estátua?
Então
colem pedaços de papel laminado dourado na cabeça.
Qual
o material dos peitos e dos braços?
Então
colem pedaços de papel laminado prateado nestas partes.
Qual
o material do ventre e das coxas?
Então
colem pedaços de papel com cor de cobre no ventre e nas coxas.
Qual
o material das pernas?
Então
colem pedaços de papel com cor de ferro.
Agora,
faltam os pés. Mas, qual era o material?
Então
passem cola sobre os pés e por cima joguem o barro e depois colem pedaços de
papel cor de ferro.
-
Agora, coloquem a “estátua” pendurada na parede ou num quadro e comecem a
trabalhar sobre o que representa cada tipo de material relacionados aos
impérios.
Vocês
colocam o nome do império ao lado da parte do corpo que faz referência.
Cabeça:
Babilônico
Peitos
e braços: Medo-persa
Ventre
e coxas: Grego
Pernas:
Romano
Pés:
Reino do Anticristo
Leiam
o que fala Daniel 2. 37 a 41 e apresentem o que vocês estudaram sobre estes
impérios.
Quando
vocês falarem sobre o Reino do Anticristo, apresentem informações como:
De
acordo com a Bíblia quem é o Anticristo?
Quando
aparecerá?
Quanto
tempo governará?
Onde
aparecerá?
Em
que se fundamentará o governo do Anticristo?
-
Para finalizar, peguem uma pedra e joguem nos pés da “estátua” e depois peçam
para que os alunos destruam a estátua.
Mas,
por que foi destruída?
Em
seguida, leiam Daniel 2. 35 e 44.
-
Então, falem que a pedra representa Jesus e o seu reino. Leiam ainda, At 4. 11,
Ef 2.20 e I Pe 2.4.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Monitoria na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhes experiência de formação em curso.
Jesus escolheu 12 pessoas, os
discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem sobre os valores do Reino
e enfrentassem situações diversas, para que pudessem pregar com poder e sinais,
como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a
ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para
que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios” (Marcos
3:13-15).
O apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo
e quando precisou de um cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado
e com experiência para o trabalho. “E
espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual
a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2.
19a e 22).
Observamos, nestes versículos citados acima, apenas
dois exemplos da Bíblia sobre treinamento em serviço, através da observação,
prática e cooperação, sob a orientação do mentor, com o objetivo de adquirir
experiência para a realização de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por
meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical,
quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo do princípio de que há
necessidade de novos professores para o ensino cristão, a monitoria pode ser
uma forma de iniciação à docência, proporcionando familiaridade do monitor com
planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo, escolha de métodos e execução
de outras atividades correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de forma
conjunta com o professor.
Para o exercício da monitoria, os candidatos podem
se apresentar de forma voluntária ou por escolha dos professores. Para isto, é
recomendável que os professores tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da
EBD, que demonstram iniciativa para falar diante dos colegas, que trazem uma
informação sobre o tema da lição, que apresentam assiduidade, pontualidade,
interesse, responsabilidade e que tenham espírito colaborativo, pois eles, com
estas características, podem ser monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A
Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm
2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem
maior possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser
executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD,
deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando
a aula a cargo do monitor.
Mas, vejamos alguns exemplos de como o aluno
monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
- Expor uma parte da lição.
- Acrescentar uma informação importante sobre o
tema.
- Auxiliar nas atividades práticas com os alunos,
como nos trabalhos de grupo, execução de dinâmicas etc.
Após a aula, em um encontro específico, o professor
deve conversar com o monitor sobre sua atuação na aula, para que os pontos
positivos sejam ressaltados e os negativos minimizados, sugerindo e orientando
como proceder, evitando assim repetição de falhas.
O tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode
variar de pessoa para pessoa, pois dependerá do desenvolvimento individual de
habilidades, do desempenho e da maturidade nesta formação em serviço. Além
disso, é importante que haja orientação e incentivo para participação em
treinamentos, congressos, seminários de EBD, como também a realização de
leituras de livros, revistas, textos de conteúdo pedagógico para que o aluno
monitor se aproprie de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem e
da educação cristã.
Portanto, a implantação de um programa de monitoria
na EBD traz pontos positivos para a formação em serviço a aspirante de
professor na EBD. Para que haja sucesso, nesta atividade, a receptividade da
ideia pelos professores é fundamental, além de que devem estar disponíveis para
realizar o acompanhamento do aluno a contento. O aluno-monitor deve também se
esforçar e ser estimulado a exercer suas ações com vista ao exercício da
docência na EBD.
Que tal pensar sobre isto e colocar em prática a
monitoria na EBD?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário