Juvenis -
Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 05: Os engodos da ufologia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Façam uma enquete perguntando se os alunos acreditam em extraterrestes e discos
voadores.
Distribuam
papel para escrever “sim” ou “não”. Colocar numa caixa.
Depois,
abrir a caixa e fazer o levantamento das respostas.
Escrevam
no quadro: ____ acreditam ____ não
acreditam
-
É sobre ufologia o tema da aula de hoje.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “ETs e
Ovnis”.
-
Apresentem o título da lição: Os
engodos da ufologia. Depois, trabalhem o significado da palavra “engodo” e
“ufologia”.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: ETs e OVNIs
Objetivo:
Introduzir o tema sobre a Bíblia x ufologia.
Material:
Filme
“ET – O Extraterrestre”
01
notebook e data show(para exibição do filme)
Obs:
se sua classe for pequena, apenas o notebook servirá.
Papéis
contendo informações sobre a Bíblia x ufologia(vejam conteúdo da lição)
Procedimento:
-
Apresentem uma pequena parte do filme “ET – O Extraterrestre”. Foi lançado em
1982, tornou-se um clássico que agradou e agrada crianças e pessoas de todas as
idades.
Vocês
podem encontrar parte do filme no YouTube. A exibição do filme deve ser rápida
e servirá apenas de ilustração sobre o tema.
-
Depois, da exibição do filme falem:
O
filme apresenta a comunicação de um ET com crianças, que o protegem para que
não seja capturado e se torne cobaia.
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Perguntem: Vocês com certeza já ouviram falar sobre pessoas que afirmam que já
viram OVNIs ou tiveram comunicação com ETs. Como são estes relatos?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, coloquem uma mesa no centro do círculo e sobre ela uma Bíblia e ao
redor vários papéis com informações sobre a Bíblia x ufologia.
-
Peçam para que um aluno pegue 01 destes papéis e leia para a turma e em seguida
forneçam outras informações. Isto deve acontecer até que o último papel seja
retirado e lido.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário