Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que
Ensinam
Lição 04: Confronto Histórico
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o Fruto do Espírito e as Obras da
Carne, que são mencionados na carta de Paulo aos Gálatas.
-
Solicitem que os alunos abram a Bíblia em Gálatas 5. 22. Leiam o versículo
citado e depois trabalhem o significado de cada palavra, observando
inicialmente a ideia que os alunos já possuem sobre elas. Depois, se
necessário, apresentem o significado do dicionário.
Em
seguida façam o mesmo procedimento após a leitura de Gl 5. 19 a 21(obras da
carne).
À
medida que a leitura dos versículos for realizada, coloquem no quadro as
palavras citadas(digitadas), formando dois grupos antagônicos.
-
Depois, falem que há uma batalha constante entre o Espírito e a Carne, conforme
lemos em Gl 5. 17. Enfatizem que como cristãos devemos apresentar frutos dignos
de arrependimento e que este confronto entre a natureza espiritual e carnal,
pode ser vencida com ajuda do Espírito Santo, oração, vigilância e guardando a
Palavra de Deus.
-
Durante a aula, oportunizem a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Leiam o texto “A Serpente e o
Vaga-lume”, que proporcionará a reflexão sobre a luta do mal contra o
cristão, para que ele não seja luz do mundo.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “A
Bagagem”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão
A Serpente e o Vaga-lume
Conta a lenda que, uma vez, uma serpente começou a
perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a
serpente nem pensava em desistir.
Fugiu por um dia inteiro e ela não desistia. Dois
dias e nada… No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém,
mas, já que vou te devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço à sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…
Autoria
desconhecida.
Dinâmica: A Bagagem
Objetivo:
Refletir
sobre a importância da frutificação espiritual na vida cristã.
Texto
“A Bagagem”(postado abaixo)
01
mala pequena, 01 mala grande
01
malinha bem pequena de plástico, que você encontra nas lojas de aniversário,
tipo essa do lado.
Palavras
digitadas: Amizade, Amor, Raiva,
Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso, Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança,
coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom
humor, Preocupação.
Também
digitem as 09 partes do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1
- Antes da aula: Coloquem todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas
com fita adesiva para facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as
09 partes do Fruto do Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem
dentro da mala.
2
- Durante a aula: Escolham uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para
realizar as ações apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são
minhas, não fazem parte do texto original.
Texto de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você tem apenas
uma mala pequenina na mão(neste momento
mostre a mala pequena).
À medida em que os anos vão passando, a bagagem vai
aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, porque
pensa que é importante(Peguem a mala
grande).
A um determinado ponto do caminho começa a ficar
insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais (andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você pode
escolher:
Ficar sentado à beira do caminho (se possível se sentar), esperando que
alguém o ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua
própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias
acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas
o que tirar? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro…
Amizade… Amor… Nossa! Tem bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as palavras à medida que
forem mencionadas).
Mas tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a
raiva, como ela pesa.
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem à
incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro
da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que
estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro sorriso,
e ai sai à felicidade.
Você
coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro
da mala, pois você vai precisar bastante…
Então procurem o resto, esperança coragem,
entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor(As 09 partes do Fruto do Espírito, ao
retirar leia cada uma).
Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois
você pensa o que fazer com ela… (as 16
obras da carne, ao retirar leia cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para
ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora é com você… E não se esqueça de fazer isso
mais vezes… Pois o caminho é Muito, muito longo.
Autoria do texto desconhecida.
3
– Agora, sugiram aos alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras
que merecem estar no nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das
09 partes do Fruto do Espírito.
4
– Para concluir, entreguem para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico
com o versículo de Mateus 11. 28 a 30.
Por
Sulamita Macedo.
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